A assessoria de imprensa da Razer liberou para testes o teclado gaming Razer Cynosa Chroma, e nesse review, eu apresento o produto e comento as impressões que obtive do mesmo.

Levando em consideração que a minha experiência com o acessório não foi necessariamente a mais gaming possível, já que utilizei o produto também para as minhas necessidades diárias, espero poder passar um parecer geral para o grande público, e também específico para o público-alvo do produto, os gamers.

 

Review em Vídeo

 

 

 

 

 

Para começar, estamos diante de um acessório com design um pouco mais discreto que o convencional. Não é chamativo nos detalhes de construção, sem detalhes no característico verde limão da marca. Talvez porque aqui já basta ter um teclado com retro iluminação. Falo dessa funcionalidade mais adiante.

O Razer Cynosa Chroma tem o preto dominando a sua estética, com logo acompanhando a iluminação dominante do teclado. Na parte inferior, as bases emborrachadas para evitar que o teclado fique escorregando, além dos suportes para inclinação, deixando o produto mais ergonômico.

 

 

Uma das principais virtudes desse teclado é a já destacada retro iluminação. Com uma enorme gama de cores, ele pode ser customizado pelo usuário, a partir de um software dedicado, cuja instalação acontece assim que você conecta o teclado no computador, via USB.

 

 

O software permite o gerenciamento das cores a serem ativadas, de acordo com a zona de teclas de escolha do usuário. Tal configuração permite uma maior customização de acordo com as necessidades do usuário e do tipo de jogo que ele pretende jogar.

 

 

A retro iluminação é mais que bem vinda para quem pretende utilizar o produto em ambientes pouco iluminados (algo comum nas competições gaming ou em lan partys), oferecendo uma ótima visualização das teclas disponíveis no teclado.

No desempenho, o teclado cumpre o que promete. O acessório tem um bom desempenho geral em tarefas de digitação, apesar do fato que, no meu caso, faz um bom tempo que eu não utilizo um teclado tradicional, com teclas mais altas que as dos meus dois notebooks.

 

 

Sem falar que estamos diante de um teclado que reproduz o comportamento de um teclado mecânico, o que requer uma mecânica um pouco diferente para desenvolver essa digitação. Mesmo assim, é um produto que se comporta bem em longos períodos de trabalho.

Nos games, entendo que a impressão será a mesma. Talvez os mais exigentes vão desejar que algumas características mais avançadas estivessem presentes. Mas as tecnologias que a Razer oferece para esse produto parecem mais que suficientes para as necessidades da maioria dos usuários que querem um produto de maior qualidade para os seus jogos no PC.

 

 

O tempo de resposta das teclas para a ação nos jogos é satisfatório, e as teclas customizadas são muito bem vindas para títulos mais elaborados. Aqueles que contarem com uma habilidade um pouco maior para os games vão certamente tirar vantagem com esse produto.

No final das contas, o Razer Cynosa Chroma está aprovado. No momento em que esse review é produzido, o seu preço está variando entre R$ 250 e R$ 450, dependendo do local e da versão do produto (lembrando que a versão Pro também está disponível no Brasil).

 

 

Considerando o seu preço e suas características, é um acessório recomendado para a maioria dos usuários que querem um pouco mais para os seus jogos no PC. É preciso levar em consideração que produtos como esse devem ser encarados como um investimento, especialmente no que se refere à durabilidade do produto. E a Razer está entre as marcas de maior prestígio no mercado nesse aspecto.

Para quem busca alternativas mais elaboradas, é preciso colocar a mão no bolso e investir mais. E para ficar com o teclado comum para os games, é melhor pagar um pouco a mais e ter um produto específico para essa atividade.

E o Razer Cynosa Chroma pode ser a escolha perfeita para quem quer jogar sem fazer gastos exorbitantes.