Compartilhe

Hoje, o serviço de videochamada – algo considerado de ficção científica no passado – é uma realidade à disposição de qualquer pessoa, e em qualquer smartphone.

Poucos serviços de mensagens instantâneas não contam com essa opção. E nesse post, vamos analisar o comportamento dos mais populares: WhatsApp, Facetime, Skype e Google Duo.

Qual deles é o melhor?

 

 

Duo e Facetime, líderes em estabilidade

 

 

A estabilidade é um fator determinante para uma melhor qualidade nas chamadas de vídeo. Apesar de outros fatores influenciarem nos resultados (como qualidade de conexão), a estabilidade é algo que pesa bastante.

Em geral, todos os aplicativos se comportam bem nesse aspecto, com pequenas diferenças.

Por exemplo, o WhatsApp tende a travar mais que os demais, perdendo alguns fotogramas e com breves congelamentos. Já o Google Duo e o Facetime são os mais estáveis, e o veterano Skype fica logo atrás deles.

O app da Microsoft não sofreu de congelamentos, mas reduziu um pouco a resolução para manter a fluidez, algo positivo para a experiência de uso, mas uma prova que seus servidores não respondem conforme o esperado. Leve em conta que as pequenas falhas podem acontecer por saturações temporárias.

 

 

Facetime, o que menos consome dados

 

 

No WiFi, o consumo de dados é irrelevante. Mas nos dados móveis, é mais um detalhe de peso. De longe, o Facetime é o aplicativo que menos consome dados nas chamadas de vídeo. Até quatro vezes menos que o WhatsApp.

Os dados registrados foram mais ou menos similares entre os aplicativos, com disparidade no caso do WhatsApp, que não tem uma codificação de vídeo tão eficiente quanto a concorrência, com um consumo notavelmente maior, multiplicando por dois os dados consumidos pelo Skype.

O Facetime tem um consumo de 4.5 MB por minuto, beneficiando o nosso pacote de dados, apesar de ser o menos universal de todos.

 

 

Nem todos contam com chamadas de grupo, ou estão em todos os sistemas operacionais

 

 

Nas chamadas em grupo, temos dois lados bem diferentes. Por um lado, tanto Skype como Facetime permitem conversas com várias pessoas ao mesmo tempo. Por outro lado, WhatsApp e Google Duo não permitem. Tanto WhatsApp como Google Duo devem receber as chamadas em grupo mais cedo ou mais tarde.

Todos os aplicativos suportam chamadas de voz via dados, obviamente.

O grande inconveniente do Facetime é que ele só funciona no ecossistema da Apple. Já o Google Duo está no Android e iOS, e o WhatsApp também está no Windows. Até o Skype está em todas as plataformas.

Do mais, os apps cumprem o que prometem nos principais quesitos. Incluindo a transição do WiFi para dados sem saltos, tanto nas chamadas de voz como nas de vídeo.

Deixando de lado certas funções que agradam a alguns e a outros não, ou a possibilidade de qualquer identificador de usuário, todos os aplicativos vão atender as principais necessidades da maioria dos usuários.


Compartilhe