TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Movavi Screen Recorder | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Movavi Screen Recorder

Review | Movavi Screen Recorder

Compartilhe

Gravar a tela do computador não é algo relevante apenas para gamers, produtores de conteúdo ou para quem eventualmente quer salvar uma aula online. Em uma situação totalmente casual, manter esse registro do conteúdo em exibição pode fazer toda a diferença.

Bem sabemos que existem inúmeras alternativas no mercado dentro desse segmento, mas algumas delas oferecem o básico, contam com instruções confusas ou são caras. E dinheiro não dá em árvore.

Por isso, vale a pena para aqueles que procuram uma solução que vai além do lugar comum conhecerem o que o Movavi Screen Recorder pode oferecer. Esse é um dos programas para gravar a tela do PC que são bem recomendados por sites especializados, e neste artigo, vamos deixar as nossas impressões sobre as suas principais características.

 

O que o Movavi Screen Recorder pode oferecer?

Esse é um software dedicado à tarefa de gravação de tela do computador com Windows que promete ir além do convencional, oferecendo algumas ferramentas e características que se refletem em uma maior versatilidade no uso cotidiano.

O Movavi Screen Recorder pode realizar a gravação em tela cheia ou em áreas personalizadas, o que já facilita boa parte da vida da pessoa que vai dedicar o seu tempo na edição do vídeo.

Boa parte dos softwares que registram as imagens na tela capturam a área de trabalho ou a tela cheia. E quando precisamos apenas de um elemento ou uma área dessa tela, perdemos parte da qualidade da imagem pelo ato de recorte, sem falar no tempo maior para recortar e separar aquele elemento.

Com o Movavi Screen Recorder, esse processo é simplificado. Você pode simplesmente selecionar uma pessoa ou uma parte da cena em exibição, e realizar a gravação do vídeo apenas daquela área ou elemento. O arquivo gerado só vai exibir aquilo que foi selecionado na gravação.

Outro ponto positivo desse software é que ele pode realizar a captura da webcam e gerar desenhos na transmissão em tempo real. E eu consigo imaginar muitos profissionais utilizando isso em conferências ou reuniões.

Ter elementos interativos na tela sempre chamam mais a atenção do que ficar o tempo todo com uma pessoa falando sobre o relatório financeiro. O Movavi Screen Recorder oferece essa versatilidade de permitir a inclusão de anotações e desenhos na transmissão, enriquecendo a experiência da chamada de vídeo.

O Movavi Screen Recorder também permite que o usuário use o cursor do mouse ou as teclas digitadas durante o vídeo como elementos de destaque, oferecendo mais um item de atenção para a pessoa que está vendo o vídeo ou a transmissão.

Esse software também conta com recursos adicionais bem interessantes, como:

  • Captura de tela com rolagem (para inserir aquele conteúdo na tela que originalmente não seria incluído pela proporção da tela utilizada);
  • Resenho de múltiplas formas no vídeo (destacando as partes mais importantes ou os elementos visuais que mais chamam a atenção);
  • Agenda de gravação (gravações programadas que podem ser recuperadas quando você mais precisa);
  • Redução de ruídos (algo muito útil para produtores de conteúdo que gravam os seus vídeos em locais muito barulhentos).

O que não é tão bom nele?

Nem tudo são flores com o nosso amigo Movavi Screen Recorder. Ele pode deixar a desejar para alguns usuários mais exigentes com algumas questões técnicas do software, ou para aqueles que esperavam ainda mais desse produto.

Para começo de conversa, ele não oferece ferramentas de edição de vídeos. E tudo bem, porque não foi isso que nos prometeram. O principal objetivo desse software é realizar a captura da tela do computador e nada mais. Entendo que ele até consegue adiantar parte do trabalho de edição quando ele grava a área de tela que você selecionou previamente.

A versão gratuita é, na prática, uma versão de testes que oferece todos os principais recursos por apenas sete dias. Depois desse período, só dá para usar o Movavi Screen Recorder pagando por ele. Ou seja, para quem gostar do que vai encontrar neste software, é melhor se preparar para colocar a mão no bolso.

Outro ponto que pode incomodar aos usuários mais exigentes é a presença da marca d’água do software no arquivo de saída, após a edição. E isso reforça que a versão gratuita do programa é mesmo apenas para testes.

Os usuários do Linux não poderão usufruir dos benefícios do Movavi Screen Recorder, já que o software só está disponível para o Windows e o macOS. O que é uma pena, uma vez que o sistema operacional é hoje o que mais ganha audiência junto aos usuários de todo o planeta.

Por último, em alguns casos eventuais o Movavi Screen Recorder pode não registrar o áudio da captura de tela que você fez, já que softwares podem falhar a qualquer momento. E neste caso, nem tem como saber quando ou por que ele parou de gravar.

O meu conselho aqui é que você sempre utilize uma segunda fonte de gravação, como por exemplo um microfone externo. Só para garantir que você vai ter uma fonte que registrou sua fala, evitando dessa forma apostar todos os recursos em um único software.

 

Sobre a segurança do Movavi Screen Recorder

Eu entendo perfeitamente que você não quer instalar qualquer programa no seu computador, muito menos compartilhar informações pessoais ou sensíveis com um software que você está acabando de conhecer.

Eu entendo e respeito esse sentimento.

Mas até onde conseguimos constatar, o Movavi Screen Recorder é um software totalmente seguro, sem apresentar rastros de malware ou ferramentas hackers. Esse software foi desenvolvido para ser mais acessível para a grande comunidade de usuários, e garantem que o gravador de tela é seguro e benéfico para todos.

Ter uma certa dose de bom senso é algo muito positivo para o seu comportamento informático, mas entendo que neste caso você e seus dados estão seguros ao adotar esse software para a sua rotina laboral ou causal.

 

Três passos bastam para começar

Eu sei o que você está perguntando neste exato momento: “como gravar a tela do PC com o Movavi Screen Recorder”?

A boa notícia aqui é  que o procedimento é simples, prático e acessível para qualquer pessoa.

  1. Logo após executar o software Movavi Screen Recorder (depois de realizar o download e a instalação a partir do site oficial da empresa), você vai identificar uma tela inicial com uma interface de usuário simples, que conta com alguns ícones. Clique no ícone de Gravação de Tela, representado pela figura de uma pequena filmadora, logo abaixo do ícone de uma câmera fotográfica.
  2. Agora, selecione o que você quer capturar entre os elementos exibidos na tela. Se você quer gravar apenas uma área específica, selecione com o mouse os elementos que serão registrados. Se você quer gravar a tela inteira, clique no ícone correspondente dentro da interface de usuário.
  3. Por fim, vai aparecer uma pequena área de controle com algumas configurações como Câmera, Microfone, Ajustes e Gravação. Para iniciar a captura de tela, clique no botão vermelho do Rec. Quando terminar de capturar o conteúdo que você deseja, clique em Parar.

Simples assim.

 

Vale a pena?

Considerando que este software tem mais de 70 milhões de downloads em 190 países e uma avaliação que alcança a nota 4.5 (pelo menos) em alguns sites especializados, o Movavi Screen Recorder é uma alternativa bem interessante para quem precisa gravar a tela do PC grátis, mas quer ir um passo além no processo de captura de tela do computador.

Mesmo com uma interface simplificada, ele conta com recursos interessantes que oferecem algo a mais do que vários softwares concorrentes. O fato desse programa ser intuitivo joga a favor, pois naturalmente ele se tornar um gravador de tela mais acessível para um grande grupo de usuários.

Outro ponto que considero importante é o fato de o Movavi Screen Recorder estar disponível para Windows e Mac, além de contar com uma versão gratuita, que oferece os recursos mais básicos. Se você quer ter a experiência completa com esse programa, pode pelo menos testar a sua experiência de uso antes de realizar o investimento.

Por fim, o Movavi Screen Recorder se apresenta como uma alternativa válida e bem interessante para os usuários que precisam realizar capturas de tela no computador, para as mais diferentes finalidades. Se o seu perfil de uso é casual, amador ou profissional, essa solução pode te atender bem em 90% dos casos.


Compartilhe