TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Lenovo IdeaPad Gaming 3i | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Review | Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Compartilhe

Eu fui um feliz usuário do Lenovo IdeaPad Gaming 3i nos últimos 12 meses. Investi neste produto porque eu precisava ter um computador que fosse potente o suficiente para todas as tarefas mais básicas do dia a dia, e minimamente competente para as edições de foto e vídeo.

Porém, eu precisava de um computador um pouco mais completo para as tarefas de produtividade pesada. Neste sentido, o Lenovo Legion 5 vai me atender muito bem (e este produto ainda vai virar review neste blog).

Neste post, vou relatar como foi a minha experiência de uso com o Lenovo IdeaPad Gaming 3i ao longo desses 12 meses, indicando se o produto pode mesmo atender os mais produtivos e gamers casuais.

 

 

 

Design e construção

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i é um notebook gamer básico com corpo de plástico e excelente resultado final de construção.

Apesar da tampa do notebook em azul ter um acabamento que pode deixar marcas de dedo, ele é sóbrio o suficiente para ser utilizado em qualquer lugar. O problema é transportar um computador grande e pesado como esse de um lado para outro.

A parte inferior do notebook também é construída em plástico com acabamento em preto fosco, e entrega uma robustez muito bem-vinda para um produto como esse.

Este é um notebook acessível para os eventuais upgrades de hardware, com parafusos no padrão Philips que facilitam o processo de atualização de RAM e armazenamento.

Além disso, o modelo é muito eficiente nos aspectos de refrigeração interna dos seus componentes, não apenas com os ventiladores e heat pipes bem distribuídos, mas até utilizando placas dissipadoras de calor.

Por fim, sua dobradiça de tela é em peça única muito robusta, e aparentemente não vai oferecer problemas com o uso contínuo.

No final, a Lenovo entregou um ótimo trabalho de design no Lenovo IdeaPad Gaming 3i, com uma durabilidade bem alinhada com a proposta de notebook gamer.

 

 

 

Tela

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i conta com uma tela de 15.6 polegadas no padrão IPS, com resolução FullHD (1920 x 1080 pixels) com tratamento antirreflexo, taxa máxima de brilho de 250 nits e taxa de atualização de tela de 60 Hz.

Ou seja, é uma tela que tem o básico para exibir bem os elementos de tela, mas que mostra claramente que este é um item pensado em um equipamento de baixo custo ou que tenta reduzir o preço com restrições pontuais nas especificações técnicas.

A taxa de compatibilidade de cores é menor do que em outros notebooks gaming de sua categoria, e essa taxa de brilho mais baixa pode incomodar os usuários que vão jogar em ambientes um pouco mais iluminados.

Mas não acredito que tais detalhes serão um grande problema para a maioria dos gamers mais casuais. Normalmente as pessoas jogam no quarto durante a madrugada.

O que pode realmente incomodar aos gamers de plantão é a taxa de atualização de tela de apenas 60 Hz. É o suficiente para os games mais casuais, mas aqueles títulos que exigem um pouco mais pedem pelo menos 120 Hz para uma maior fluidez durante os jogos.

É importante lembrar que o Lenovo IdeaPad Gaming 3i é um notebook gamer de entrada, e os seus futuros usuários terão que lidar com isso.

 

 

 

Teclado e touchpad

Este é um dos principais trunfos do Lenovo IdeaPad Gaming 3i (e me arrisco a dizer que é também da grande maioria dos notebooks da marca).

Os teclados da Lenovo sempre foram muito competentes, e no caso do Lenovo IdeaPad Gaming 3i isso não é diferente. As teclas são macias e confortáveis, mas sem serem molengas. A produtividade na digitação é plena, e a usabilidade durante os jogos pode ser mais que satisfatória.

Além disso, sua retroiluminação em azul é forte o suficiente para que a mesma seja funcional e efetiva inclusive durante o dia. É um recurso que facilita a visualização das teclas o tempo todo, o que é algo muito positivo para quem precisa escrever textos neste notebook.

No caso do touchpad, ele possui um comportamento melhor do que nos notebooks de entrada da Lenovo (que são realmente muito ruins), mas como a maioria dos gamers usam o mouse para interagir com os jogos, este item acaba sendo pouco relevante.

Mesmo assim, se você quer ter um touchpad bem funcional para algumas tarefas mais pontuais, ou para aqueles momentos em que o mouse pode ser dispensado, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i entrega uma boa experiência de uso neste sentido.

Acredito que aqueles que precisam ficar horas digitando textos na frente do computador não terão qualquer tipo de problema com este notebook. Ele certamente atende as necessidades dos mais produtivos.

 

 

 

Conectividade

Nada de miséria neste aspecto para o Lenovo IdeaPad Gaming 3i.

O modelo conta com duas portas USB 3.2 Gen 1, uma porta USB-C 3.2 Gen 1, porta HDMI 2.0, conector Ethernet RJ-45 e conector para combo jack (fones de ouvido/headset + microfone) de 3.5 mm.

Ou seja, inclui alternativas mais que suficientes para um uso versátil do equipamento para diferentes finalidades e periféricos.

Na conectividade sem fio, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i é compatível com o WiFi 802.11 ac (2×2) e o Bluetooth 5.0, permitindo que você acesse a internet sem fio em alta velocidade e se conecte a outros dispositivos compatíveis como smartphones, fones de ouvido e outros periféricos sem fio.

A maioria dos usuários certamente estarão contemplados nos aspectos de conectividade com este produto, que oferece o que é considerado o suficiente para atender as necessidades mais amplas de uso.

 

 

 

Processador, RAM e Armazenamento (e neste caso, GPU)

O Lenovo IdeaPad Gaming 3i conta com o competente processador Intel Core i7-10750H (de até 2.60 GHz), trabalhando originalmente com 8 GB de RAM DDR4 2.933 MHz (depois atualizado para 16 GB de RAM DDR4 3.200 MHz em modo 1Rank) e com 512 GB de armazenamento SSD NVME PCIe (depois atualizado para receber um segundo SSD com 512 GB, com as mesmas características).

Um dos pontos fortes do Lenovo IdeaPad Gaming 3i é justamente a sua capacidade de atualização nas especificações de hardware. Dessa forma, você pode deixar este notebook ainda mais notável para os aspectos de produtividade pesada e gaming.

O modelo é compatível com até 32 GB de RAM DDR4 a 3.200 MHz (não se deixe levar pela configuração nominal indicada pela Lenovo), além de ser compatível com até 2 TB de SSD NVME PCIe Gen 4, o que pode deixar esse notebook ainda mais poderoso para as atividades de todos os tipos.

Obviamente, é importante destacar também que a GPU NVIDIA GTX 1650 com 4GB cumpre muito bem com o seu papel. Não é a placa gráfica mais potente da NVIDIA, mas é o suficiente para ir além no desempenho em relação a outros notebooks da Lenovo com GPU integrada, permitindo assim que você realize tarefas básicas de edição e renderização de vídeos.

Particularmente, não tive qualquer tipo de problema com este computador em função de suas robustas configurações. Todo e qualquer software que queria ou necessitava executar nele rodou de forma plena e descomplicada, e até mesmo na sua configuração base ele vai muito bem.

Entendo que os usuários que vão querer exigir um pouco mais deste modelo devem considerar realizar os upgrades de hardware disponíveis no equipamento, explorando assim o seu máximo potencial.

 

 

 

Bateria

Um notebook gamer como o Lenovo IdeaPad Gaming 3i não se destaca muito por sua autonomia de bateria, e raramente utilizei esse produto longe da tomada.

De qualquer forma, vale a pena fazer o registro que este notebook conta com uma bateria de 45W, o que promete pelo menos umas boas duas horas de uso longe da tomada.

Além disso, seu carregador de 135W deve recarregar a bateria do notebook por completo em aproximadamente duas horas, o que é uma boa marca para um produto com as suas características.

Porém, para aqueles usuários que desejam o melhor desempenho durante os jogos, eu sinceramente não recomendo muito o uso do Lenovo IdeaPad Gaming 3i longe da tomada.

Além de um eventual problema de aumento das temperaturas internas (pois o hardware será forçado ainda mais), o desempenho geral do notebook tende a cair, justamente pela questão térmica.

Por mais que você esteja diante de um portátil com peso e dimensões reduzidas em relação a outros notebooks dentro de sua categoria, é fundamental ter a ciência (ou, neste caso, a consciência) que este computador vai entregar o melhor do seu desempenho quando conectado na rede elétrica.

 

 

 

Desempenho

Eu não tenho do que reclamar do desempenho do Lenovo IdeaPad Gaming 3i.

Para tudo o que eu precisava fazer em um notebook como esse (produção e edição de textos, execução de planilhas de cálculo, navegação na internet, uso das redes sociais, edição de áudios no Audacity, edição de vídeos no DaVinci Resolve e games casuais), o Lenovo IdeaPad Gaming 3i entregou um excelente desempenho geral.

Não senti ao longo do tempo paralisações ou travamentos mais drásticos. Nem mesmo as falhas de sistema operacional aconteceram aqui. Por outro lado, tive o cuidado de ficar de olho nas atualizações mais problemáticas do Windows 10 (evitando esses updates) e não atualizei o computador para o Windows 11 (por ser o meu equipamento principal, ou seja, eu não poderia ter problemas de compatibilidade aqui).

Em compensação, depois de tantos meses com o Windows 11 no mercado, entendo que os usuários mais desconfiados já podem realizar a atualização para a nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Não acredito que os problemas do passado se farão presentes agora. Basta que cada usuário fique atento com eventuais falhas de updates oferecidos pela Microsoft e, sempre que possível, pular essas atualizações até que uma solução se apresente.

De qualquer forma, para quem está procurando um notebook potente e funcional, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i atende a essas expectativas.

 

 

 

Lenovo IdeaPad Gaming 3i: vale a pena?

Se você está lendo este artigo no segundo semestre de 2022, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i ainda vale a pena.

Este é um notebook gamer um pouco menos caro que os seus principais concorrentes de outras marcas, entregando uma relação custo-benefício mais que interessante.

É um produto que pode funcionar muito bem por muitos anos nas mãos dos usuários mais exigentes e cuidadosos com os seus equipamentos informáticos. Além disso, suas alternativas de atualização de hardware oferecem uma sobrevida ao equipamento.

Este notebook é recomendado para quem pretende manter esse computador funcionando durante anos até a compra de um outro laptop ainda mais potente e devidamente atualizado para as tecnologias de software do futuro.

Além disso, é um notebook recomendado para os gamers mais casuais, ou para os adeptos dos títulos que exigem menos do hardware para uma execução plena e fluída.

É importante lembrar que neste momento em que este artigo foi produzido (agosto de 2022), a Lenovo oferece alternativas de compra desse notebook com o sistema operacional Linux, o que faz com que o seu preço fique ainda mais competitivo.

Por outro lado, aqueles que desejam utilizar o Windows no Lenovo IdeaPad Gaming 3i terão que conseguir o sistema operacional por conta própria, seja comprando essa licença ou o software completo, seja utilizando o código de licença de um equipamento com Windows 7 ou Windows 8 para registrar a instalação com este novo notebook.

Isso pode fazer o valor final do produto subir um pouco mais do que o desejado. Se você vai precisar de uma licença completa, coloque esse valor adicional nos custos finais a serem investidos no produto.

Além disso, até mesmo o investimento em RAM e armazenamento no Lenovo IdeaPad Gaming 3i podem deixar o produto ainda mais caro. Em alguns casos, pode valer a pena investir esse dinheiro em um computador gaming mais completo ou premium.

A não ser que você faça questão de, em um primeiro momento, economizar o dinheiro para depois investir nas atualizações de hardware e ficar com este notebook funcionando por mais tempo.

Neste caso, dá para dizer que o Lenovo IdeaPad Gaming 3i pode funcionar sem maiores problemas por pelo menos cinco anos ou mais. Sua sobrevida vai depender muito mais dos interesses da Microsoft em manter o Windows compatível com o seu processador e GPU do que das atualizações de hardware que você pode fazer no equipamento.

De qualquer forma, o Lenovo IdeaPad Gaming 3i está aprovado. Foi uma ótima ferramenta de trabalho nos últimos 12 meses, e um notebook que pode sim ser muito útil nas mãos daqueles que são mais produtivos no computador, mas que desejam um pouco de diversão no final do dia ou finais de semana.


Compartilhe