ReactOS avança para ser um “Windows de código aberto” viável | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | ReactOS avança para ser um “Windows de código aberto” viável

ReactOS avança para ser um “Windows de código aberto” viável

Compartilhe

O ReactOS é uma espécie de “Windows sem Microsoft” em formato de código aberto para PC x86 ou x64, sendo compatível em nível binário com aplicativos e drivers programados para o Windows. Tem mais de duas décadas de desenvolvimento, e nasceu como um clone do Windows 95. Ainda falta muito para cumprir com a missão de substituir o sistema da Microsoft sem que o usuário final note a diferença, mas está em um bom caminho, mesmo sem contar com os recursos esperados.

 

 

Não é uma missão fácil

Substituir o Windows não é uma tarefa simples, pois (obviamente) nenhuma desenvolvedora pode incluir o código real do sistema operacional, e a ausência da documentação das bibliotecas é um obstáculo ainda maior. O Windows em si em muito fechado, apesar de todo o carinho que a Microsoft demonstrou ao Open Source nos últimos tempos.

 

 

De qualquer forma, o ReactOS 0.4.11 oferece melhorias que tornam esse sistema operacional algo mais útil, aumentando a compatibilidade com os softwares Windows e melhorando a interface e elementos dos menus. Também foi melhorada a distribuição do software, permitindo a atualização direta a partir de uma versão anterior (mantendo os dados do usuário), apesar de manter o processo de configuração como se estivesse instalando um novo sistema operacional.

Porém, a grande novidade da nova versão é a sua capacidade de executar mais aplicativos Windows através da melhor compatibilidade e localização de bibliotecas DLL. Programas como Evernote, Quicktime Player ou Blender (entre outros) agora podem rodar versões que antes nem eram suportadas no ReactOS.

A estabilidade do sistema operacional foi melhorada, mais especificamente a sequência de encerramento para os aplicativos compatíveis com o Microsoft .NET 2.0, além da melhor compatibilidade com os controladores SATA e a interface AHCI, melhorando o funcionamento do sistema de arquivos em plataformas de hardware mais modernas.

O ReactOS ainda não está pronto para substituir por completo o Windows, mas segue com avanços interessantes. Recomendamos o teste do SO em uma máquina virtual, ou carregando a imagem do sistema em um CD ou pendrive e realizando a inicialização a partir da mídia externa.

 

 

Acesse

 

Notas da versão

Downlaod ReactOS Builds

Como instalar o ReactOS

 

 


Compartilhe