Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Telefonia | Quando vale a pena comprar um smartphone com 5G?

Quando vale a pena comprar um smartphone com 5G?

Compartilhe

Sei que o 5G no Brasil ainda é uma espécie de “cabeça de bacalhau”: todo mundo sabe que existe, mas a maioria nunca viu. Mas este cenário está mudando aos poucos, e os fabricantes estão se esforçando em oferecer telefones compatíveis com as redes de quinta geração com preços mais acessíveis.

Antes de oferecer respostas definitivas sobre a pergunta que dá título ao artigo, é preciso analisar os diferentes aspectos da problemática, considerando o mercado de smartphones e a presença do 5G em nosso mercado.

Para os mais indecisos, eu posso ajudar de alguma forma, respondendo se vale ou não a pena investir em um smartphone 5G neste momento.

 

O cenário atual de dispositivos

Atualmente, a grande maioria dos smartphones de linha média decentes do mercado contam com a tecnologia 5G, que se tornou uma característica padrão nos dispositivos.

Algumas marcas como a Xiaomi diferenciam os modelos 4G e 5G, para oferecer um leque de opções para o consumidor, até mesmo por compreender que vários mercados internacionais ainda não contam com as redes de quinta geração devidamente disseminada.

E só por isso muitos usuários se perguntam se vale a pena investir em um telefone com 5G, ou se investir o dinheiro em um smartphone sem essa funcionalidade é uma escolha sensata.

No Brasil, o questionamento é plausível. O 5G ainda está em expansão, e várias cidades do interior não receberam essa rede móvel (e não devem receber tão cedo, pois esse processo de expansão é naturalmente lento em um país com dimensões continentais como o nosso).

 

Leve em consideração que…

Muitos usuários optam por desativar o 5G em seus smartphones, seja por preferência ou por pura necessidade. A frequência com que os dispositivos utilizam redes 4G somada aos casos específicos de desativação por conta da ausência das redes mais modernas em algumas regiões são fatores que tornam a decisão algo compreensível.

Uma das principais vantagens do 5G é a significativa melhoria na velocidade de conexão. Essa característica se traduz em benefícios tangíveis, como maior rapidez no envio e download de arquivos, experiência otimizada em jogos online, transmissões na Twitch e navegação em redes sociais.

O lado negativo no uso do 5G está no custo associado para alguns usuários (pois o consumo de dados é maior, ou algumas operadoras cobram a mais por isso), o que torna a decisão entre o uso ou não das novas redes um aspecto individual.

Mas o principal obstáculo do 5G para muitas pessoas é o absurdo consumo de bateria em função do uso dessas redes de telefonia e dados móveis.

A constante busca por redes 5G disponíveis em função da cobertura irregular em algumas regiões contribui para um desgaste mais rápido da bateria dos smartphones.

Alguns usuários que estão desativando o 5G relatam que a autonomia de bateria do smartphone aumenta consideravelmente, e em alguns cenários vale a pena usar o 4G apenas para ter mais tempo de uso no dispositivo.

 

Quando vale a pena escolher um smartphone sem 5G?

Optar por um smartphone sem 5G pode ser uma escolha economicamente sensata para aqueles que buscam economizar algum dinheiro na compra de um novo telefone.

Enquanto os modelos com suporte a 5G geralmente exigem um investimento um pouco maior (não que você não encontre smartphones com 5G a preços acessíveis), há opções de telefones com 4G custando menos de R$ 1.000.

A compatibilidade com o 5G não é um indicativo direto de qualidade geral do smartphone, de modo que o consumidor pode escolher telefones mais acessíveis e mais vantajosos em outros aspectos das especificações técnicas.

Alguns telefones sem o 5G apostam no desempenho do telefone, com mais memória de armazenamento ou RAM para obter um pouco mais de fluidez para tarefas específicas ou para o dia a dia.

A validade do 5G está diretamente relacionada com a cobertura de sinal do local onde você vive e com o desgaste de bateria que você vai aceitar gerenciar.

Avalie se a sua região conta com a disponibilidade de sinal do 5G ou se a sua cidade vai receber em breve a nova tecnologia de rede para investir em um smartphone novo de forma mais consciente.

Se você mora em uma região mais remota ou se precisa economizar algum dinheiro neste momento para comprar um smartphone novo, quem sabe não é melhor comprar um telefone com 4G e esperar mais um pouco antes de seguir para as redes de nova geração.

Fica a dica.


Compartilhe