Você está em | Home | Games | PS5 Pro vai atrasar, e a “culpa” é do PS5

PS5 Pro vai atrasar, e a “culpa” é do PS5

Compartilhe

Fontes internas do mercado de videogames apontavam para um possível lançamento do PS5 Pro em 2024. Rumores divergentes sobre a data circulavam nos bastidores, alguns apontando para meados do ano e outros para o terceiro ou quarto trimestre.

Porém, isso não deverá acontecer. As informações mais recentes revelam que o lançamento do PS5 Slim (que ocorreu recentemente) foi adiado devido ao excesso de estoque do PS5 no mercado. Agora, sabemos oficialmente que a repaginação do console da Sony estará disponível à medida que o estoque do modelo original for esgotado.

Logo, basta fazer as contas para concluir que o hipotético PS5 Pro terá seu lançamento adiado, gerando uma certa insatisfação em quem esperava receber um console com potência ainda maior para os jogos AAA mais exigentes.

 

Primeiro, reaquecendo o interesse no PS5

A chegada do PS5 Slim deve resultar em uma melhoria significativa na produção do PS5, eliminando os problemas de escassez que afetaram o console no início do seu ciclo. Essa ausência do produto nas lojas e e-commerces resultou em uma diminuição do interesse dos consumidores, o que impactou as vendas do PS5.

O lançamento do PS5 Pro pode ter sido adiado pelos mesmos motivos, ou seja, evitar a escassez do novo modelo no mercado e o desinteresse dos consumidores. Com uma janela maior de lançamento, é possível dar um certo espaço ao PS5 Slim, que pode prosperar nas vendas para quem deseja ter um console PlayStation ao longo dos próximos meses.

O atraso do PS5 Slim pode causar um efeito dominó que fatalmente afetará outros produtos, incluindo o PS5 Pro, que chegará mais tarde ao mercado para que a Sony possa recuperar as vendas da nova versão padrão.

Se bem que… do jeito que a Sony fez… recuperar a imagem do PS5 será uma missão bem complicada.

 

PS5 Pro em 2025, e deve custar (bem) caro

A Sony afirmou que o preço do PS5 Slim será o mesmo que o da versão padrão, com e sem unidade óptica. Bom, quero dizer, tecnicamente a versão Digital Edition está $50 mais cara que o preço original, o que deixa o produto mais caro de qualquer forma.

Sem falar que a unidade de Blu-ray e a base para a posição vertical (vendidas separadamente) devem resultar em investimentos adicionais para os usuários. E isso vai deixar alguns gamers um tanto quanto descontentes.

Se a Sony vai mesmo lançar o PS5 Pro no futuro, precisará aumentar consideravelmente o preço para diferenciá-lo da versão padrão. E com preços projetados entre US$ 749 e US$ 799, o futuro novo console tem grandes chances de ser rejeitado pelos consumidores.

Mas… a Sony deve saber o que está fazendo. Ela decidiu não reduzir o preço do PS5 Slim neste momento (que tem um hardware de 2020) apenas para manter a margem de lucro do console. Quem sabe isso muda no futuro.

O lançamento iminente do PS5 Pro poderia forçar a Sony a reduzir os preços do modelo atual. Ou lançar o novo console com preços absurdamente altos. Vai entender o que passa na cabeça dos japoneses (que acreditam que são a Apple).

Por fim, um detalhe muito importante: quando o PS5 Pro deve chegar ao mercado?

Os rumores mais recentes apontam que o PS5 Pro deve ser anunciado entre o final de 2024 e a primeira metade de 2025. O timing depende das vendas dos modelos atuais, do tempo para esgotar o estoque e das possíveis ações da Microsoft com os consoles Xbox Series X e Series S.


Compartilhe