TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que você recebeu a mensagem “Mude para o WhatsApp”? Tem como resolver? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Por que você recebeu a mensagem “Mude para o WhatsApp”? Tem como resolver?

Por que você recebeu a mensagem “Mude para o WhatsApp”? Tem como resolver?

Compartilhe

“Mude para o WhatsApp”. Esse é o aviso destacado no topo do WhatsApp que alguns usuários brasileiros do aplicativo de mensagens estão recebendo no topo do aplicativo, que nada mais é do que um convite para mudarem para o aplicativo oficial.

O problema é que essas pessoas já estão utilizando uma versão do app de mensagens do Meta que vem de uma das duas grandes lojas de aplicativos disponíveis no mercado, a Play Store do Google e a App Store da Apple.

O que está acontecendo? Vou perder minha conta no WhatsApp se não instalar o aplicativo oficial? Como posso contornar esse problema? E o Meta? O que fala sobre o assunto?

A partir de agora, algumas respostas.

 

O cenário de momento

Nas primeiras semanas de março de 2024, as reclamações online (principalmente no Reclame Aqui) sobre o aviso do WhatsApp convidando o uso do aplicativo oficial simplesmente explodiram, principalmente pelo fato de contas serem desconectadas mesmo quando usam uma versão oficial do aplicativo.

Na prática, o aviso é enviado durante alguns dias para os usuários, que não sabem direito o que precisam fazer para se livrarem dos alertas, uma vez que já contam com uma versão oficial do WhatsApp instalada no smartphone.

O problema afeta tanto usuários do Android quanto do iPhone (iOS), com maior incidência no grupo que possui smartphones com o sistema operacional do Google. E esse é o mais forte indício de que o problema está no WhatsApp, ou em algum ajuste interno do Meta que resultou no envio equivocado dessas mensagens.

Após os avisos, as contas são simplesmente desconectadas do WhatsApp. E o mais grave de tudo isso é enorme dificuldade em recuperar as contas, já que o suporte oferecido pelo Meta é ineficiente, não entregando uma solução prática para a questão.

 

O que o WhatsApp fala sobre o assunto

Alguns usuários e veículos de imprensa chegam a contatar diretamente figuras de autoridade do WhatsApp, como o diretor da plataforma no Brasil, Guilherme Horn, em busca de soluções.

De forma oficial, o WhatsApp informa que o seu suporte para os casos de desconexão de contas é feito exclusivamente por e-mail. Nada de telefone ou o próprio aplicativo de mensagens para maiores orientações ou esclarecimentos.

Ou seja, o usuário precisa lidar também com a falta de celeridade do próprio WhatsApp para encontrar uma solução, e o tempo gasto neste processo pode resultar no banimento desses usuários do serviço. O que está longe de ser o melhor cenário para esse tipo de problema.

A falta de respostas diretas para as reclamações dos usuários mostra que a Central de Suporte do WhatsApp é algo (no mínimo) limitado, para não dizer ineficiente para este cenário.

 

Por que isso está acontecendo?

 

O WhatsApp não entra em detalhes específicos sobre a reclamação dos usuários, o que aumenta as dúvidas sobre os motivos pelos quais os alertas são emitidos na plataforma, mas reforça que o uso de versões não oficiais do aplicativo de mensagens podem resultar em suspensão e banimento de contas.

E a partir de agora, começam as teorias.

Por um lado, a Meta pode estar ganhando tempo sendo evasiva nas explicações e adotando de uma certa morosidade na resposta da Central de Suporte por e-mail, o que reforça a ideia de que o problema está no WhatsApp. Alguma coisa está muito errada no sistema de verificação de autenticidade ou integridade das instalações do aplicativo nas diferentes plataformas.

Por outro lado, é possível que o próprio WhatsApp esteja mais rigoroso no histórico de verificação das instalações, onde alguns usuários que hoje reclamam do recebimento do alerta “Mude para o WhatsApp” podem ter utilizado algum programa não oficial ou que violam as políticas de uso da plataforma.

Outra teoria é que os usuários afetados podem ser aqueles que em algum momento utilizaram a versão beta do WhatsApp, o que faz um certo sentido por essa não ser uma versão final do aplicativo.

Como não existe uma explicação oficial para o problema, só podemos especular. Mas não deve fugir muito dessas duas possibilidades.

 

Como solucionar este problema?

Conforme indicado pelo Tecnoblog, relatos de várias regiões do Brasil destacam a extensão do problema. Os usuários estão tentando resolver a anormalidade reinstalando o aplicativo oficial do WhatsApp várias vezes e até mesmo formatando o smartphone para uma instalação limpa do sistema operacional, mas nada disso está funcionando.

Como o Meta não se pronuncia sobre o assunto, não existe uma solução oficial e definitiva para o problema neste momento (se uma solução aparecer, atualizaremos este artigo no futuro). Muito provavelmente uma nova versão do WhatsApp deve corrigir essa anormalidade.

Pelo menos por enquanto, o jeito é fazer uma consulta na consciência: você usou no passado alguma versão alternativa do WhatsApp? Se sim, fique atento, pois existe a possibilidade de você receber o famigerado alerta “Mude para o WhatsApp”.

Se não é o seu caso e ainda assim receber o convite para usar o app oficial, entre em contato com a Central de Suporte do WhatsApp o quanto antes. Quem sabe o seu caso é analisado em tempo hábil para que a sua conta não seja suspensa.

Em todos os casos, é mais do que recomendado que você sempre utilize o aplicativo oficial do WhatsApp, disponível na Play Store e na App Store.  Evite as versões alternativas ou não oficiais do aplicativo (inclusive as versões oficiais nas lojas alternativas), apenas para evitar problemas como esse no presente e no futuro.

Do mais… boa sorte para todos.


Compartilhe