A moda do leitor de digitais na lateral do smartphone
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | A moda do leitor de digitais na lateral do smartphone

A moda do leitor de digitais na lateral do smartphone

Compartilhe

Já reparou que muitos smartphones lançados nos últimos anos contam com o leitor de digitais na lateral? Pois é, eles se tornaram muito populares recentemente, e poucos se perguntaram por que isso está acontecendo.

Vamos refletir por alguns instantes para tentar entregar respostas para você. Até porque isso não está acontecendo por mera coincidência ou obra do acaso.

Nada é por acaso nesse mundo. Incluindo no mundo da telefonia móvel, obviamente.

 

 

 

Um formato marginalizado por anos

 

 

Os leitores de digital nas laterais não são uma novidade no mundo da telefonia móvel. A Sony cansou de colocar esse recurso nos seus smartphones da linha Xperia, e tal característica se tornou um sinal de identidade desses smartphones.

Porém, este é um recurso que sempre foi marginalizado por causa das críticas que os usuários faziam sobre o seu funcionamento problemático e cheio de falhas. Para alguns usuários, o leitor de digitais na lateral do smartphone simplesmente não era algo cômodo para o dia a dia.

Resultado: não levou dois anos para que os fabricantes migrassem esse leitor para a parte traseira do dispositivo e, em alguns casos, fixasse o recurso na parte frontal.

 

 

 

Uma questão de praticidade ou de design?

 

 

Agora, os leitores de digital na lateral dos smartphones voltaram com tudo, e alguns fatores explicam essa decisão.

Um deles é a maior importância para o design do dispositivo, que está cada vez mais refinado. Os dispositivos atuais são um pouco mais cômodos para segurar com uma das mãos e, dessa forma, o posicionamento do dedo para ler a digital fica naturalmente no local onde pode ser inserido o botão de desbloqueio do dispositivo.

Ao mesmo tempo, os fabricantes decidiram deixar a traseira do dispositivo mais limpa, reforçando a prioridade na estética mais limpa do telefone. Sem falar nos leitores de digitais que estão integrados nas telas dos modelos mais avançados.

É claro que parte da responsabilidade para essa popularidade do leitor de digitais na lateral também está na praticidade do recurso, uma vez que a própria tecnologia de leitura biométrica melhorou em diferentes níveis.

Por isso, ao segurar o telefone em uma posição mais natural, será possível desbloquear o smartphone, posicionando o dedo em uma posição neutra e cômoda na hora de segurar o dispositivo.

No final das contas, os usuários recebem telefones com design mais limpo e uma proposta de desbloqueio biométrico mais intuitiva. E todos ganham com isso de alguma forma. Ou de várias. Vai saber…


Compartilhe