Responder com um “porque é a Apple” a pergunta que dá título para esse artigo é algo muito simplório, e elimina a possibilidade de desenvolver um conteúdo mais interessante ou relevante. Por isso, vamos desenvolver melhor o tema.
Todo mundo sabe que vamos receber a família de smartphones iPhone 15 em setembro. E também sabemos desde já que esses telefones vão custar mais caro que os modelos da geração atual.
Agora, os especialistas no assunto informam que o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max, os telefones mais caros da Apple, vão sofrer um forte aumento de preço.
E entendo que vale a pena explicar com calma por que isso vai acontecer. Até mesmo para você começar a economizar dinheiro desde já para pagar o que a Apple quer por esses futuros telefones.
Por que você vai pagar mais pelo iPhone 15?
De acordo com os rumores recentes, a Apple está preparando grandes mudanças nos modelos da série iPhone 15, principalmente nas câmeras e no design, mas afetando outras áreas que também podem impactar no valor final dos produtos.
Os vazamentos mais recentes mostram que os modelos Pro do iPhone 15 devem mesmo receber os botões com retroalimentação háptica, além de uma nova lente periscópica para melhorar o zoom ótico no iPhone 15 Pro Max.
Os modelos Pro também podem receber mais RAM, bordas de titânio, o processador A17 Bionic e outras atualizações que podem inflacionar o preço da versão mais cara do iPhone, além é claro do aumento de preço dos componentes necessários par a fabricação dos dispositivos, o que naturalmente faz com que os valores aumentem na Apple e nas outras marcas dentro do setor de telefonia móvel.
Outro motivo para a Apple subir o preço do iPhone é que a empresa ofereceu novos telefones com preços antigos durante dois anos consecutivos. Quase ninguém se deu conta disso no Brasil porque, na prática, isso não aconteceu por aqui, uma vez que pagamos os valores mais caros do planeta para os smartphones da gigante de Cupertino.
Diferenças mais acentuadas entre os modelos padrão e Pro
Além do aumento de preços para os modelos Pro, a Apple planeja aumentar a diferença entre a versão mais premium e o modelo padrão do iPhone nos preços e nas características técnicas.
Para incentivar as vendas do iPhone 15 Plus, no lugar de reduzir o valor do produto, a Apple deve aumentar ainda mais os valores do iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Por fim, muito se especula que a Apple também pode substituir o iPhone Pro Max por um novo modelo iPhone Ultra, que deve se destinar a atender os interesses dos usuários que desejam ter “o melhor do melhor” desse smartphone.
Dessa forma, a Apple não só segue os passos da Samsung, que se deu muito bem com a versão S Ultra no seu smartphone top de linha, como também repete os passos já executados com o Apple Watch Ultra, que entrega as melhores especificações entre os modelos de relógios inteligentes.
É importante deixar bem claro que tudo o que foi compartilhado neste conteúdo estão com os dois pés no mundo dos rumores, mas não fogem muito de uma realidade que pode ser muito conveniente e lógica para a Apple.
E o impacto maior sempre será para o consumidor, que terá que suar ainda mais se quer ter um desses dois modelos no bolso. Se bem que, se parar para pensar, quem compra um iPhone 14 Pro Max tem dinheiro o suficiente para não se preocupar com um eventual aumento de preço do futuro modelo premium do smartphone da Apple.
Seja como for, teremos que esperar até setembro para descobrir a verdade. Até lá, vamos preparando o bolso, pois a brincadeira do iPhone 15 será cara de qualquer maneira.