Por que o HTTPS não aparece na barra de endereços do Chrome 76 (e como corrigir isso)? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que o HTTPS não aparece na barra de endereços do Chrome 76 (e como corrigir isso)? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que o HTTPS não aparece na barra de endereços do Chrome 76 (e como corrigir isso)?

Por que o HTTPS não aparece na barra de endereços do Chrome 76 (e como corrigir isso)?

Compartilhe

A internet está mudando, e o melhor exemplo disso está nos aspectos de segurança, com a popularização do HTTPS, que adicione uma capa de segurança que codifica o conteúdo das páginas que visitamos, além de garantir a sua identidade.

O HTTPS é a garantia que a página que visitamos é aquela que diz ser, e o que escrevemos nela está codificado e salvo de alheios que querem capturar nossos dados. É o mínimo que qualquer página web deve ter.

Quando você está navegando em uma página HTTPS, você vê um cadeado verde, e um indicador que a página é segura. Navegadores como o Firefox mostram o endereço da página e o “https://” é indicado claramente.

 

 

Porém, o Chrome mudou algumas coisas

 

 

O Google está apostando em uma estratégia diferente. O Chrome 76 já não mostra o endereço completo quando você entra em um site web, desaparecendo tanto o https como o www.

O time de desenvolvimento do Chrome já justificou a mudança pensando na simplicidade e usabilidade. A ideia é deixar as URLs mais fáceis de ler e entender. De fato, você não precisa digitar “http://wordpress-365629-1139307.cloudwaysapps.com” para acessar o nosso blog. Um “targethd.net” já basta. O Google também queria eliminar o prefixo “m”, que indica uma página desenvolvida para as plataformas móveis, mas essa continua a ser exibida.

Assim, o Google quer que os usuários saibam com maior facilidade por onde estão navegando. O Chrome segue indicando se uma página é segura, com a indicação do cadeado ao lado da barra de endereços.

Mas para aqueles mais céticos, que querem ver qual é o endereço completo de um site, existe uma forma de fazer isso.

 

 

Como ver o endereço completo de um site no Chrome 76

 

 

O Chrome 76 também recebeu o bloqueio do flash como padrão, a instalação simples de PWA e o modo escuro em sites web, entre outras novidades. Mas a eliminação do http e do https na barra de endereços é a mudança que mais chamou a atenção de todos. Mas como para tudo na vida tem um jeito (com exceção da morte), existe uma forma de exibir tal indicação no navegador, e de forma bem simples e rápida.

Para realizar o processo, é preciso acessar as flags do Google Chrome. Para isso, digite na barra de endereços: chrome://flags.

Uma vez acessada as flags, você verá um buscador na parte superior, com a advertência que algumas das funções são experimentais, e que isso pode comprometer a segurança do navegador. Não é esse o caso: a mudança aqui é segura.

No buscador, digite: Omnibox UI Hide Steady-State URL Trivial Subdomains

Agora, veja que a opção que você buscou está marcada como ‘default’, de modo que é preciso desativá-lo para que as mudanças entrem em vigor. Marque ‘disabled’, e reinicie o Google Chrome.

Uma vez realizado esse processo, você volta a ver o http e o httops na sua barra de endereços. As mudanças são permanentes, a não ser que você refaça os ajustes do Google Chrome, ou mude essa configuração de modo manual.

Agora, se você está inseguro sobre realizar esse ajuste fino no Google Chrome, você pode simplesmente dar um duplo clique na barra de endereços, que o endereço do site será exibido de forma completa.


Compartilhe