Compartilhe

Nem todos os emojis são criados iguais. Esta é a lição que o Twitter aprendeu depois de ver com “horror” como, ao tentar apagar o emoji da família no Google Docs, o aplicativo não o exclui diretamente, mas passa a “matar” cada membro, um por um, começando pelas crianças.

É basicamente o que diz um tweet do usuário Brooke Watson que, de tão curioso e engraçado é, fez a internet explodir. A mensagem já virou viral, com mais de 40.000 curtidas no momento em que esse post foi produzido.

 

 

Você só precisa acessar qualquer aplicativo do G Stuite para ver a matança com os seus próprios olhos. Seja um documento, apresentação ou planilha (não importa) e adicione emoji da família. Quando você tenta excluí-lo, ele não desaparece diretamente, é necessário excluir cada membro da família. Um por vez.

 

 

Por que isso está acontecendo com esse emoji?

 

via GIPHY

 

Os emojis da família são criados a partir da combinação de outros emojis. Ou seja, existem três ou quatro emojis diferentes vinculados ao emoji familiar. É um processo que recebe o nome Zero Width Joiner (ZWJ).

Essa conexão é um caractere Unicode não imprimível, além de ter outros usos em tipos de script complexos, e pode ser colocada entre diferentes caracteres emoji, como o emoji da família (nesse caso), para vinculá-los invisivelmente e criar um novo emoji.

O ZWJ não é um emoji em si, porque não tem aparência, além de ser completamente invisível quando utilizado sozinho. E não só serve para unir emojis diferentes, mas para criar combinações diferentes do mesmo emoji, como diferentes cores de pele ou cabelo.

Por alguma razão, no Google Docs, ao tentar apagar esse emoji vinculado, o editor decide eliminar cada um entre as ligaduras e não o total, resultando em um homicídio lento.

Você pode ver a lista completa de emojis que usam sequências ZWJ na emojipedia.


Compartilhe