Onde estão os smartphones com telas 4K? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Onde estão os smartphones com telas 4K?

Onde estão os smartphones com telas 4K?

Compartilhe

Já reparou como tem poucos smartphones com telas 4K disponíveis no mercado? Apesar de toda a evolução dos smartphones e do uso cada vez maior do dispositivo para consumo de conteúdo de entretenimento, os fabricantes não dão o passo para entregar telas com essa elevada resolução.

Por que isso acontece?

“Por que ninguém precisa disso” é uma resposta correta, mas não resultaria em um post. Por isso, vou tentar elaborar melhor a questão.

 

 

 

Quer se diferenciar? É só entregar uma tela 4K

 

 

O único fabricante de smartphones que entregou dispositivos com telas 4K foi a Sony. Os demais foram até o 2K no máximo e, na maioria dos casos, aposta no FullHD.

E, mesmo assim, faz um bom tempo que a Sony parou com essa mania de tentar ser diferente dos demais fabricantes neste aspecto. O telefone da marca com maior densidade de pixels é o Sony Xperia XZ Premium, com absurdos 807 pixels por polegada.

Apenas como comparação: o Samsung Galaxy S21 Ultra (o smartphone que estou usando neste momento) possui uma tela com 515 pixels por polegada de densidade.

Então… por que os fabricantes não apostam nas telas 4K?

 

 

 

Porque a resolução não é tudo para muita gente

 

 

É claro que um conteúdo em 4K com HDR em uma tela devidamente preparada para isso é um colírio para os olhos. Mas a maioria das pessoas não precisam disso para encontrar a genuína felicidade em um smartphone.

Quanto maior a resolução de tela, maior precisa ser a potência do smartphone para renderizar conteúdos com essa resolução. Além disso, os principais sistemas operacionais disponíveis no mercado mobile não foram desenvolvidos para exibir imagens com resolução tão elevada.

Ou seja, nem temos tecnologia suficiente para aproveitar todo o potencial dessa resolução.

Sem falar que o olho humano não consegue perceber tanta diferença assim com tamanha densidade de pixels. Na prática, vai ser tudo a mesma coisa a partir dos 400 pixels por polegada.

Logo, os fabricantes de smartphones deixaram de lado essa obsessão em entregar telas com resolução 4K, por entenderem que as diferenças não são tão significativas a ponto de serem valorizadas.

Já nas TVs, que contam com telas muito maiores, a coisa muda de figura radicalmente. Com uma área de imagem maior, a resolução maior vai tirar vantagem disso, e veremos imagens muito mais nítidas.

Por isso, a gente só sabe que a Sony está lançando um smartphone top de linha porque ela é a única que insiste nas telas 4K nos seus telefones. Fora isso, é tudo um mais do mesmo completamente dispensável.


Compartilhe