Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que meu smartphone prometeu 8 GB de RAM e só tem 4 GB na prática?

Por que meu smartphone prometeu 8 GB de RAM e só tem 4 GB na prática?

Compartilhe

Eu sabia que esse dia iria chegar. E que eu iria perder meu tempo explicando esse assunto para os usuários mais leigos, que não tem culpa do que está acontecendo. A culpa (para variar) é dos fabricantes dos dispositivos, que se comunicam mal com o consumidor.

Muitos usuários já estão reclamando da péssima comunicação dos fabricantes de smartphones, já que se confundem com os “8 GB de RAM” mencionados nas campanhas de publicidade dos dispositivos quando, na prática, os telefones só contam com 4 GB de RAM.

Muitos chegam a afirmar que isso é propaganda enganosa por parte das marcas, mas não é bem assim. Em alguns casos, é você que não soube interpretar bem o texto. Ou melhor, não leu uma pequena palavra que muda tudo neste caso.

A palavra “até”.

 

Memória RAM real vs Memória virtual

É bem simples de entender.

Vários fabricantes de smartphones estão incluindo em seus dispositivos, principalmente nos modelos que estão dentro dos segmentos de entrada e linha média, um recurso que, muito em particular, passa longe de me agradar: a memória virtual.

Esse tipo de memória utiliza parte do espaço de armazenamento para expandir a RAM do dispositivo de forma “emulada”, entregando (em teoria) a possibilidade de abrir um número maior de aplicativos em segundo plano e oferecendo uma fluidez para o sistema operacional.

Esse é o principal recurso que várias marcas de smartphones está utilizando para tentar melhorar o desempenho de telefones que são naturalmente limitados em função das especificações de hardware. O que não necessariamente significa que você realmente vai alcançar esse objetivo no uso do dia a dia.

 

É uma propaganda enganosa?

Dependendo em como o marketing de uma marca decidiu trabalhar a questão com o produto, sim.

Alguns fabricantes e anunciantes podem exagerar ou confundir os consumidores ao prometerem uma capacidade máxima de RAM que, na prática, inclui tanto a RAM nativa quanto a RAM virtual.

E a pior parte: os fabricantes não deixam claro para o consumidor que aquele valor de 8 GB de RAM é o TOTAL DAS MEMÓRIAS COMBINADAS. Suspeito que algumas marcas fazem isso de propósito, mas não posso afirmar nada sem provas.

Esse material informativo feito dessa forma está levando alguns consumidores a acreditarem que estão recebendo mais RAM do que realmente têm. E, sinceramente… eu acho a prática enganosa, nefasta e desrespeitosa.

 

Como descobrir a verdade

Para evitar o gosto amargo da decepção com essa prática publicitária de gosto duvidoso, os clientes devem verificar de forma cuidadosa as especificações técnicas reais do dispositivo, consultando os mínimos detalhes.

E se você não pode confiar no site do fabricante, eu estou aqui. Sempre vou deixar claro qual é a quantidade total de RAM em um smartphone SEPARANDO OS TIPOS DE MEMÓRIA, indicando qual é a quantidade de RAM real e a RAM virtual que o software vai disponibilizar no modelo.

Você também pode confirmar todas as informações em outros sites especializados, mas evite ficar apenas com os dados fornecidos por e-commerces ou lojas físicas. Afinal de contas, para vender um smartphone, são capazes de contar que um Galaxy A05 possui o mesmo desempenho de um Galaxy S24 Ultra.

Na maioria dos casos, dá para confiar na lista de características apresentada no site oficial dos fabricantes. Mas bem sabemos como algumas marcas também estão distorcendo narrativas para poder vender um produto no modo “parece, mas não é”.

 

Vantagens e desvantagens da RAM virtual

Como padrão, os smartphones chegam ao consumidor com a RAM virtual DESATIVADA, e é isso o que mais gera confusão naqueles que estão comprando os smartphones confiando cegamente na lista de especificações técnicas em e-commerces e algumas páginas oficiais.

De qualquer forma, é possível ativar a RAM virtual de forma simples e imediata, até mesmo para saber como o seu telefone se comporta com o recurso em funcionamento.

Faça o seguinte:

  1. Vá para Configurações
  2. Clique em Configurações adicionais
  3. Clique em Extensão de memória ou RAM Virtual (dependendo do fabricante)
  4. Mudar para desativado pela memória que queremos adicionar entre a memória disponível (por exemplo, 4 GB)

A principal vantagem da RAM virtual é permitir que você execute um número maior de aplicativos em segundo plano. Isso não quer dizer que o telefone vai ficar mais rápido, ou que você pode rodar aquele jogo sem maiores problemas.

A grande desvantagem é que você vai utilizar espaço de armazenamento disponível para ativar essa memória virtual, e isso também pode causar um impacto negativo para o desempenho do dispositivo.

Não só você fica com menos espaço de armazenamento para aplicativos e arquivos pessoais, como o desempenho da RAM virtual nunca será o mesmo de uma RAM real, o que pode levar a travamentos no sistema operacional e aplicativos.

Se você vai tentar a RAM virtual, boa sorte. Mas… eu não recomendo. Para mim, o recurso é muito mais um placebo ou gambiarra do que uma solução efetiva.


Compartilhe