Compartilhe

O sucesso do Windows XP continua a ser uma faca de dois gumes para a Microsoft: dominar o mercado de PCs é sinônimo de sucesso, mas ter um sistema desatualizado há muito tempo funcionando no mercado só representa dores de cabeça.

A Microsoft não envia atualizações para essa versão há cinco anos (por motivos bem óbvios e exaustivamente citados), mas o veto teve que ser suspenso, e por causa de um problema grave: um grande bug que pode ser replicado com a mesma facilidade do Wannacry.

Os detalhes dessa vulnerabilidade ainda são vagos, e a Microsoft se limitou a mencionar que a falha afeta a funcionalidade em que está apoiado o Protocolo de Desktop Remoto (RDP). Esclarecendo: o desktop remoto como aplicativo em si não é vulnerável, mas sim a funcionalidade na qual ele se apoia para funcionar.

Além disso, essa vulnerabilidade é de pré-autenticação, e não exige qualquer tipo de interação humana, o que torna o sistema operacional suscetível e um elevado risco de rápida propagação. Traduzindo: um exploit pode usar tal protocolo para se propagar de equipamento para equipamento, executando ataques do tipo REC ou de execução remota de código em milhares de computadores que ainda usam essa versão do sistema operacional.

 

 

Como atualizar o Windows XP em pleno 2019?

 

 

Se você ainda tem o Windows XP instalado em seu computador, sabe que não pode mais atualizar o sistema operacional via Windows Update, ou pelo menos não em sua funcionalidade automática, que foi descontinuada para os usuários desse sistema (e do Windows Server 2003, que também foi descontinuado, e também sofre da mesma vulnerabilidade). Esses usuários devem então realizar o download correspondente à sua versão do sistema operacional, e seguir as instruções na tela para realizar a instalação.

Outras versões do sistema operacional da Microsoft (Windows 7, Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2) também são vulneráveis (pois contam com uma implementação similar ao Remote Desktop), mas não foram descontinuados. Logo, basta manter o Windows Update ativo nas atualizações automáticas e de segurança, e os equipamentos estarão protegidos.


Compartilhe