Compartilhe

É comum você ficar sem bateria no seu smartphone no final do dia, e muitos de nós sentimos saudades dos tempos em que carregar o celular era um hábito semanal. Nesse post, explicamos os principais motivos que levam a bateria do seu telefone se esgotar muito rápido, e como você pode melhorar a sua autonomia.

 

 

O problema da baixa autonomia de bateria

Qualquer smartphone hoje é um devorador de bateria. Telas muito grandes, processadores muito potentes, jogos com gráficos avançados em 3D, várias notificações e outros fatores cobram um preço elevado no consumo de bateria.

A duração da bateria no telefone depende muito do que fazemos com ele. Jogos sempre consomem mais do hardware, o que faz com que o consumo de energia seja maior. Um dia de games consome muito mais do que um dia de WhatsApp, por exemplo.

A capacidade da bateria de um smartphone é expressa em miliamperes por hora (mAh), onde o normal é que uma bateria de um dispositivo atual fique na casa entre 3.000 e 5.000 mAh. Uma bateria de maior capacidade deveria oferecer uma autonomia maior, mas nem sempre é assim. Vários outros fatores estão envolvidos, como a eficiência do processador, da tela e do uso dado ao dispositivo.

Para conhecer a capacidade da bateria do seu telefone, basta olhar diretamente para a bateria ou usar algum aplicativo que mostra esses dados em detalhes, como o CPU-Z.

 

 

Monitorize os aplicativos que mais consomem energia

O Android informa a quantidade de bateria consumida, e de forma muito simples: no item bateria, dentro dos ajustes do dispositivo. A ferramenta mostra quais são os principais aplicativos e serviços em funcionamento no telefone. As primeiras posições mostram os apps e serviços que mais consomem energia, com a porcentagem de carga consumida por cada um deles.

Isso pode ser útil para detectar apps e recursos problemáticos. A solução mais simples nesse caso é desinstalar os aplicativos, mas… e se o app em questão for algo importante para a sua vida ou seu trabalho?

 

 

E se o smartphone esquenta demais?

Um alto consumo de energia pode fazer o seu smartphone esquentar bastante. Esse pode ser um indício para identificar os apps que mais consomem bateria.

Isso pode ser verificado de forma simples. Basta executar um jogo por 20 minutos, e veja se o seu telefone esquenta muito mais do que usando outros aplicativos. Se isso acontece, significa que aquele jogo ou aplicativo está consumindo mais bateria do que o normal. Avalie se vale a pena passar por isso, ou se é melhor deixar de usá-lo para melhorar a autonomia do seu telefone.

 

 

Cuidado com as notificações das redes sociais

Outro item que pode resultar em um grande consumo de bateria em nosso smartphone, especialmente se usamos várias redes sociais ao mesmo tempo. As notificações fazem com que o telefone fique o tempo todo sincronizando os dados com estes serviços. Isso exige mais do processador, repetindo o processo várias vezes por dia, e consumindo mais bateria.

Uma forma simples para solucionar isso é aumentar o intervalo para verificação de novas notificações (de 10 minutos para uma ou duas horas, por exemplo). Assim, o número de petições de informações cai drasticamente, reduzindo o consumo de energia.

 

 

Sincronização de contas

Tem sintoma similar ao das notificações das redes sociais. Se você tem várias contas de e-mails sincronizando ao mesmo tempo ao longo de todo o dia por várias vezes, o processador vai funcionar mais e vai consumir mais bateria por mais tempo.

Você pode ter vários serviços ativos no telefone, que estão sincronizando dados com as contas de forma contínua. Você realmente precisa ter tantos serviços funcionando ao mesmo tempo no telefone?

 

 

O uso do tipo de rede também influencia

Estar conectado na internet também consome muita energia, ainda mais se você está conectado em uma rede com baixa qualidade de sinal, já que dessa forma o dispositivo terá que fazer um maior esforço para obter e enviar os dados necessários para funcionar.

Logo, algo bem simples que você pode fazer para melhorar a autonomia de bateria do seu smartphone é deixar de usar a conexão à internet se você está em um local com uma cobertura ruim.


Compartilhe