TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia POCO X6 e POCO X6 Pro | 5 motivos para NÃO comprar | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | POCO X6 e POCO X6 Pro | 5 motivos para NÃO comprar

POCO X6 e POCO X6 Pro | 5 motivos para NÃO comprar

Compartilhe

A Xiaomi se esforçou bastante para fazer do POCO X6 e do POCO X6 Pro smartphones atraentes para o grande público. E conseguiu: até o site da Xiaomi Brasil tem uma página bem completa falando sobre ele, o que facilitou a produção de conteúdo para o meu site.

Mas preciso seguir a regra do “não existe produto de tecnologia perfeito neste mundo”, e até mesmo os novos telefones da Xiaomi contam com alguns detalhes que fatalmente devem incomodar aos usuários mais exigentes.

Neste artigo, eu apresento os cinco motivos que justificam a NÃO compra do POCO X6 e do POCO X6 Pro. Ou que pelo menos devem fazer alguns usuários repensarem a compra.

 

Processador MediaTek em um smartphone Pro

Aqui, eu realmente não entendi o que aconteceu, e espero que a Xiaomi algum dia nos explique essa decisão.

O POCO X6 Pro recebe o processador MediaTek Dimensity 8300 Ultra, com fabricação de 4 nanômetros. Um ótimo processador para um telefone com as suas características técnicas.

Porém, o POCO X6 normal recebe o processador Snapdragon 7s Gen 2, também fabricado em 4 nanômetros. Um chip que, em teoria, é mais popular junto aos consumidores (e teoricamente mais versátil e mais econômico no consumo energético).

A única explicação plausível para essa decisão é equilibrar a relação custo-benefício. Até porque o modelo Pro possui RAM e armazenamento mais velozes que o modelo normal. Ou seja, “tiro em uma coisa e agrego em outra”.

 

Memória mais lenta no modelo com Snapdragon

Esse motivo é derivado do outro, e complica a recomendação do POCO X6.

De pouco vale ter um processador que, em teoria, é mais potente do que aquele presente no modelo Pro se a RAM é uma LPDDR4X e o armazenamento está no padrão UFS 2.2?

Repito: isso não faz desse smartphone uma porcaria ou algo inutilizável. Mas a escolha aqui soa como algo um pouco controverso. Até que a Xiaomi não se pronuncie, eu realmente só posso acreditar que a decisão foi tomada pensando na relação custo-benefício do dispositivo.

 

O mesmo design

Não que isso seja um problema tão grave assim, mas parece que está flagrante essa falta de originalidade do design nos smartphones. E esse problema alcançou o POCO X6 Pro (e o POCO X6 por tabela).

Ele é esteticamente muito parecido com os modelos das gerações anteriores. E tem cara de telefone mais acessível da POCO, quando ele é um pouco mais caro do que um dispositivo básico.

Eu entendo que a Xiaomi quer reforçar a sua identidade visual. Mas… será que não está na hora de sair do lugar comum no design?

 

Bluetooth mais lento

O POCO X6 possui uma configuração de Bluetooth no padrão 5.2, o que deixa a versão para trás em relação ao seu irmão com sobrenome Pro, que conta com o Bluetooth 5.4.

Ambos funcionam muito bem com outros dispositivos conectados, mas é evidente que a relação custo-benefício é melhor no modelo Pro, pois vai parear melhor e mais rápido com fones de ouvido, alto-falantes e outros dispositivos compatíveis.

 

Diferença de preço relativamente pequena

O POCO X6 custa aproximadamente R$ 500 a menos que o POCO X6 Pro, que tende a entregar um pouco mais em termos de desempenho. Então, eu realmente não sei se faz muito sentido pegar o modelo padrão, caso você tenha condições de pagar a mais por isso.

Entendo que os preços dos dois modelos são muito competitivos para as configurações técnicas apresentadas, e até por isso a diferença de preço entre eles é pequena. Porém, a tal da inversão de valores nas especificações técnicas me deixou um pouco incomodado.

Eles valem o quanto custam, mas… seriam mais caros se não tivessem feito aquelas escolhas no processador, RAM e armazenamento?

Fica a dúvida para quem puder responder.


Compartilhe