Nesse post, vamos falar de tecnologias que já existem a algum tempo, mas que nem todos os usuários contam com a consciência que ela existe, e que pode ser utilizada por qualquer pessoa. E, para quem já tem conhecimento sobre o assunto, pode encontrar uma ferramenta viável para as tarefas diárias.

Mas antes, vale a pena explicar o conceito do principal destaque desse post: o OCR.

OCR é a sigla de Optical Character Recognition, ou em tradução livre, Reconhecimento Ótico de Caracteres. Ele tenta emular a capacidade do olho humano em reconhecer objetos em um texto. Essa tecnologia apresenta várias vantagens em diferentes formatos de texto e conteúdos multimídia, mas nesse caso em particular, vamos falar do uso em documentos PDF.

 

 

O PDF ficou muito popular na era da internet, por ser uma forma eficiente para reprodução de documentos em diferentes formatos. Você pode utilizar várias plataformas de edição de textos ou imagens e converter o trabalho final no formato PDF, para ser visualizado em qualquer computador, tablet ou smartphone, além de permitir a impressão de forma simples e direta em qualquer impressora.

O problema é que um arquivo PDF, pelo menos de forma simples e direta, não é editável. Se você recebe um documento que padece de alguma alteração no texto ou nos elementos gráficos, em muitos casos você vai depender do documento original, no formato editável e com o software compatível para esse formato.

Pois bem… é aqui que o PDFelement entra em ação.

 

 

O software permite a edição simples de documentos em PDF pela análise do conteúdo via OCR. Ele reconhece todos os elementos presentes em um documento, sendo textos, fotos e gráficos, separa todos eles e converte os textos em formato editável, permitindo a alteração desse documento.

Uma das vantagens do PDFelement é que o software é capaz de reconhecer diversos idiomas, o que facilita o processo de edição, inclusive nos softwares de edição mais tradicionais do mercado. O software também permite a conversão dos arquivos PDF em diferentes formatos compatíveis com ferramentas do pacote Office (Word, Excel, Power Point), HTML e EPUB.

Sem falar nas ferramentas de edição próprias já integradas ao software, que permitem a modificação e destaque de textos, alteração de imagens, adicionar páginas e comentários, criação e preenchimento de formulários PDF personalizados, e outras soluções.

O PDFelement pode ser uma interessante ferramenta para usuários de diferentes níveis e categorias, oferecendo soluções interessantes para quem quer obter melhores resultados na criação e edição de documentos PDF. É uma forma de flexibilizar o seu trabalho e otimizar o seu tempo.