A realidade virtual vai muito além dos videogames e do entretenimento. Os simuladores podem ser utilizados para muitas finalidades, como por exemplo preparar os futuros pais diante do desafio do parto.

A Gjensidige Insurance, empresa de seguros da Suécia, iniciou um projeto para ajudar os futuros pais, ensinando como é um parto em realidade virtual como método preparatório para essa experiência.

O projeto se baseia em um vídeo de 10 minutos gravado em 360 graus. Nele, vemos a preparação para o parto e o parto em si, vivido por um jovem casal em um hospital universitário.

 

 

O vídeo conta com ângulos que mostram a experiência a partir do ponto de vista da mãe antes, durante e depois da chegada do bebê. O projeto recebe o nome de Birthual Reality, e é uma iniciativa que pode ser útil para eliminar parte do incômodo e da ansiedade prévias ao nascimento do bebê.

É claro que o vídeo não elimina a dor que a mãe vai sentir, mas permite lidar com a incredulidade e a ansiedade, o que já ajuda e muito. Além do vídeo na íntegra disponível no YouTube, a empresa enviou packs de óculos de realidade virtual no estilo Google Cardboard para a maioria dos hospitais com maternidade da Suécia.