A Ookla, empresa por trás do serviço de medidor de velocidade de internet Speedtest, publicou uma análise sobre a qualidade de conexão de dispositivos móveis na América do Sul.

O estudo leva em consideração os dados do Speedtest Intelligente das maiores economias da América do Sul no primeiro trimestre de 2018. O Peru é o país com melhor conexão móvel da região, com 20 Mbps me média, seguido por Brasil (16.95 Mbps) e Chile (16.26 Mbps).

 

 

Vale a pena observar que, entre os países do Top 5 desse ranking, o Brasil foi o que registrou o maior aumento de velocidade média em um ano, com mais de 28% de ganhos nesse sentido.

A lista se completa por Colômbia (15.75 Mbps) e Argentina (14.39 Mbps). Por fim, a Venezuela ficou muito abaixo da média dos demais, algo que não surpreende considerando os problemas econômicos e políticos que o país enfrenta.

Também foi publicado um Top 10 da velocidade de internet móvel nas cidades da América do Sul, onde Rio de Janeiro e Lima (Peru) ocuparam as duas primeiras posições. Brasília, Salvador e São Paulo aparecem na terceira, quarta e quinta posições respectivamente, e Fortaleza ocupa a nona posição desse ranking.

 

 

Em toda a list de cidades, apenas duas entre as melhores ranqueadas registraram queda em relação ao ano anterior: Lima (-3.5%) e Caracas (-11.6%).

O estudo inclui também comentários sobre as infraestruturas das diferentes companhias de telefonia em cada país sul-americano, o que ajuda a compreender melhor os resultados.

 

Via Speedtest