Compartilhe

Já discutimos aqui no blog o cenário dos vazamentos de tecnologia, e em como hoje eles são muito mais uma ferramenta de marketing do que um vazamento espontâneo e genuíno. Mas houve um tempo em que o vazamento de um produto era algo real e que explodia a cabeça de todos (sem falar nas cabeças que caíam dentro das empresas).

Seja porque os fabricantes sabiam guardar segredo, ou porque se isso acontecesse era um desastre para o fabricante, os vazamentos no passado contavam com um maior misticismo. Nesse post, vamos reviver esses momentos mágicos, abordando os vazamentos de tecnologia mais importantes da história.

 

 

iPhone 4

 

 

Marcou um antes e um depois em todo o mercado. O Gizmodo é odiado até hoje por esse vazamento, já que pagou US$ 5.000 para ter o protótipo de forma exclusiva. Na época, muita gente achou o movimento antiético.

 

 

Lumia 820 e 920

 

 

O vazamento que fez o @evleaks se tornar a referência nessa prática em 2012.

 

 

Sony Xperia Z

 

 

Um vazamento em conjunto do Xperia Blog com o Mobile-Review, revelando o seu design e a presença do aplicativo de câmera CyberShot, além da capa de personalização da Sony e sua resistência à água.

 

 

Moto G

 

 

O GSMArena publicou uma imagem promocional do dispositivo em um folheto natalino, que contava com o espetacular preço abaixo dos 200 euros. E esse foi um dos segredos do seu sucesso.

 

 

iPhone 6

 

 

A polícia chinesa prendeu um funcionário da Foxconn, e isso permitiu que o mundo conhecesse o iPhone 6 e o salto para as telas de 4.7 polegadas.

 

 

HTC One M8

 

 

Roshan Jamkatel foi o garoto que vazou o HTC One M8, e isso pegou a HTC com tamanha surpresa, que executivos da empresas praticamente ameaçaram Roshan, afirmando que entrariam em contato por contarem com o IMEI do telefone.

 

 

Nexus 5

 

 

O Google deixou vazar os detalhes do Nexus 5 em um vídeo promocional do Android KitKat, que foi eliminado logo depois, mas deixando tempo suficiente para o mundo descobrir tudo sobre o futuro dispositivo.

 

 

Samsung Galaxy S7

 

 

Foi vazado de todas as formas, mas o principal vazamento foi dos documentos que revelaram os preços do modelo através de mensagens enviadas por um banco espanhol, que chegou a oferecer o dispositivo de forma exclusiva antes mesmo de sua apresentação oficial.

 

 

Xperia XZ1

 

 

Roland Quandt publicou imagens de imprensa do produto em alta resolução semanas antes do seu anúncio oficial, o que fez com que o telefone perdesse parte do seu atrativo.

 

 

iPhone X

 

 

O Reddit revelou o segredo do notch na tela e da câmera traseira. O dispositivo marcou tendências que foram antecipadas vários meses antes justamente por causa desse vazamento.

 

 

Pixel 3 XL

 

 

Aqui, o nível de vazamentos foi ridículo, pois ao longo de semanas vários veículos russos testaram o produto a fundo. Aliás, embargo de imprensa pra quê nesse caso? O nível de vazamentos era tamanho, que foi especulado um Pixel 3 Ultra que nunca chegou ao mercado.


Compartilhe