Compartilhe

Muita gente compra uma nova TV para ter como um dos principais objetivos com ela assistir aos conteúdos da Netflix. E a plataforma de streaming adota alguns critérios para obter o melhor desempenho possível com essas TVs. Os critérios mudam de ano a ano, mas um padrão que engloba uma série de requisitos se mantém inalterado.

Nesse post, vamos mostrar quais são os critérios recomendados pela Netflix para o consumo do seu conteúdo, como é o seu selo de qualidade e quais são as TVs de 2019 que a plataforma recomenda.

 

 

A Netflix se preocupa com a velocidade

 

 

Para a Netflix, preço, qualidade de imagem e tamanho de tela são fatores relativamente fáceis de serem comparáveis, e não entram na equação na hora da recomendação de um modelo para o seu conteúdo. O desempenho real e a simplicidade de uso são mais importantes para eles.

A Netflix propõe critérios diferentes para recomendar as TVs para o uso de sua plataforma, e para receber a sua certificação, o modelo precisa ter pelo menos cinco desses critérios. A saber:

 

1. Velocidade de mudanças de status de suspensão para a inicialização do último aplicativo ativo.
2. Velocidade de execução do aplicativo na hora de ligar a TV ou para mudar de aplicativo.
3. Acesso ao aplicativo de forma rápida e segura.
4. Simplicidade para acessar o aplicativo.
5. Controle da TV com botão de acesso rápido para a Netflix.
6. Um acesso fácil para a Netflix a partir do menu principal da tela.
7. Design, interface e acesso à última versão do app da netflix.
8. Interface da Netflix em alta definição.
9. O Always Fresh, ou seja, o aplicativo atualizado em segundo plano para sempre mostrar as últimas estreias na plataforma.

 

 

O item 9 é crucial para a Netflix indicar uma TV, pois é vital para manter a audiência na plataforma. Algo que levanta dúvidas sobre o desempenho e a privacidade, mas que podem garantir uma melhor experiência de uso.

 

 

Quais TVs a Netflix recomenda em 2019

 

 

Panasonic, Samsung e Sony são as marcas de TVs mais recomendadas pela Netflix em 2019, sendo que a Sony se manteve por três anos seguidos, enquanto e LG e Samsung apareceram duas vezes. É a primeira vez que a Panasonic aparece na lista.

A seguir, os modelos de TVs de 2019 que recebem o logotipo “Netflix Recommended TV”:

 

Panasonic VIERA: GX900 | GX800 | GX940

Samsung QLED 8K / QLED 4K / Premium UHD / Lifestyle TVs: Q950R | Q90R | Q80R/Q85R | Q70R | Q60R | The Frame (2019) | The Serif (2019) | RU8000

Sony BRAVIA: A9G/AG9 | X95G/XG95 | X85G/XG85

 

A Netflix explica que os modelos da LG não aparecem na lista desse ano porque a empresa revisa todos os seus critérios todos os anos, que se tornam mais e mais exigentes. Logo, uma marca pode não cumprir com esses critérios no ano seguinte. Em 2019, a principal mudança dos critérios da empresa foi a incorporação da função Always Fresh, que garante a atividade do app da Netflix enquanto a TV está em standby.

 

 

Os critérios que mudam a cada ano

 

O programa de certificações da Netflix é um selo inferior ao Netflix Recommended TV, que indica que o aplicativo cumpre com os requisitos mínimos para funcionar com a sua plataforma. A qualidade da imagem não influencia na hora de recomendar uma TV, já que esse é um aspecto que a imprensa especializada sempre cobre. A combinação de fatores da Netflix é não subjetiva, com um programa de recomendação com conceito diferenciado.

A posição se reafirma quando falamos de padrões como o 4K e o HDR, onde a empresa não quer dizer para o usuário se vale ou não a pena comprar uma cara TV por causa dessas tecnologias. A prioridade da gigante de streaming é a velocidade, verificando as importantes diferenças entre os modelos que estão ou não preparados para a Netflix.

Por fim, o que a Netflix procura é a velocidade do app em nome da melhor experiência de uso possível. E a análise anual mostra que nem todas as marcas dão essa prioridade toda para o app da Netflix.


Compartilhe