Existe um conceito de reforço de produtividade laboral alinhado com o uso dos aplicativos instalados no smartphone chamado “Segundo Cérebro”.
Fato: não conseguimos mais reter algumas informações que eram consideradas banais no passado, como por exemplo o número de telefone de parentes mais próximos ou número de documentos mais relevantes.
O conceito do “Segundo Cérebro” promove a externalização e organização de informações para liberar espaço mental, tanto para outras informações como para uma melhor condição de saúde emocional. E neste artigo, compartilho os aplicativos considerados essenciais no smartphone para aplicar na rotina diária essa prática.
Conhecendo a Metodologia CODE
Para aplicar em sua rotina prática o conceito do “Segundo Cérebro”, é preciso entender primeiro a Metodologia CODE, pois é a partir dela que podemos construir uma rotina de utilização dos aplicativos alinhada com essa ideia de segundo desenvolvimento de organização cerebral.
O método CODE é formado por quatro rotinas ou procedimentos:
- Capturar: Coletar informações de diversas fontes como livros, artigos, notas pessoais e redes sociais.
- Organizar: Estruturar e organizar essas informações de forma lógica e acessível.
- Destilar: Extrair o mais relevante para objetivos e contexto pessoal.
- Expressar: Criar de maneira produtiva, seja em texto, música, vídeos, ou outras formas.
Dois dos maiores problemas na hora de implementar a Metodologia CODE nas nossas vidas são a curva de aprendizado e sobrecarga de informações.
Modificar os hábitos é algo complexo para o nosso cérebro, totalmente adaptado a pegar a via mais rápida para solucionar problemas e buscar informações na memória. Além disso, a sobrecarga de informações que o próprio método CODE pode promover com a adição dos aplicativos e outras rotinas podem resultar na paralisação da adoção das mudanças.
Por isso, criar o “Segundo Cérebro” também é um exercício de paciência e disciplina. Você se adapta para ter uma rotina de acúmulo de informações mais organizada e elaborada, e reaprender tudo isso dá trabalho.
Os aplicativos para a criação do “Segundo Cérebro”
Alguns aplicativos de produtividade podem ajudar na criação desse “Segundo Cérebro”, facilitando a sua organização diária e organizando as informações e tarefas de forma muito mais simples do que obrigar o usuário a lembrar tudo o tempo todo.
Existem aplicativos alternativos que podem realizar as mesmas tarefas. Mas para quem quer começar pelo caminho mais simples ou deseja obter essa praticidade sem se incomodar com o trabalho de testar vários programas em um curto espaço de tempo, os apps a seguir podem ajudar a economizar tempo neste processo.
Destacamos os aplicativos a seguir:
- Notion: Ferramenta versátil, combinando notas, tarefas, bases de dados e wikis em uma interface flexível e altamente personalizável. Um dos apps de organização laboral mais recomendados.
- Obsidian: Destaca-se pelo texto plano e construção de links bidirecional, ideal para criar uma base de conhecimento interconectada.
- Roam Research: Possui foco na interconexão de ideias, permitindo criar vínculos entre notas para facilitar o seguimento de pensamentos e geração de novas ideias. Excelente para o brainstorm remoto.
- Evernote: Apesar de estar em declínio, mantém sua versatilidade para notas em diversos formatos com funções avançadas de pesquisa e etiquetagem. O Notion está ocupando o seu lugar gradativamente nos ambientes corporativos.
- Joplin: Aplicativo de código aberto para gerenciamento de informações, permitindo organizar notas que podem ser etiquetadas, vinculadas com outros dados e sincronizadas em vários dispositivos.