As telas de smartphones não param de crescer, ainda mais agora que adotam o formato 18:9 ou 19:9. E isso leva os fãs dos smartphones “pequenos” ao desespero.

Ainda existem dispositivos com telas pequenas, mas não são muitos. Nesse post, compilamos os melhores smartphones do mercado (em julho de 2018) com telas de 5 polegadas ou menos.

Além disso, o limite da retroatividade nas escolhas é o ano de 2017. Caso contrário, esse post não seria possível.

 

iPhone 8

 

 

É o mais recente lançamento da Apple com tela abaixo das 5 polegadas e, para muitos, pode ser o último. É um dos mais potentes que você pode encontrar nesse momento, e seu único grande defeito é a ausência da câmera traseira dupla. Do mais, um top de linha de toda a lei.

 

iPhone 7

 

 

A geração anterior, que conta com o chip Apple A10 e também não conta com a câmera dupla traseira. Mesmo assim, você terá fotos e vídeos de alto nível (mas sem desfoque). Segue no mercado, e é um grande exemplo de modelo top de linha, especialmente se pensamos no tamanho da sua tela.

 

BlackBerry Key2

 

 

Não é exatamente um top de linha, mas pode competir com boa parte deles com o seu Snapdragon 660. Sua tela ocupa boa parte da frontal, com 4.5 polegadas e um design clássico, que tem bem a cara da BlackBerry. É o mais recente lançamento com a marca, mantendo o lendário teclado QWERTY físico que seus seguidores tanto amam. É o modelo para quem quer a produtividade e a essência da velha BlackBerry, mas aproveita, pois é um conceito de design em extinção.

 

Google Pixel 2

 

 

Com grande hardware, cinco polegadas de tela e o Android puro, entra na lista pela porta da frente. Seu software de câmera é magnífico, e oferece o efeito bokeh com uma única lente. É o modelo pensado nos amantes da fotografia, e uma excelente escolha para o público em geral, mesmo faltando alguns meses para a chegada do seu sucessor.

 

Google Pixel

 

 

O modelo original, que inaugurou a nova era de smartphones próprios da Google. Com 5 polegadas (Full HD, 16:9), ainda é um dispositivo muito acessível, especialmente no seu preço. Conta com o processador Snapdragon 821, um top de linha em 2016, mas ainda bem fluído e entregando um ótimo funcionamento. E sua câmera ainda é controlada 100% pela Google e seus recursos de inteligência artificial.

 

Sony Xperia XZ2 Compact

 

 

É o mais recente modelo de uma longa família Compact mantida pela Sony. Um modelo menor, com tela de 5 polegadas (IPS LCD, Full HD+), com 2.870 mAh de bateria (com recarga rápida), ele é considerado um top de linha com tela reduzida.

 

Sony Xperia XZ1 Compact

 

 

O antecessor do atual XZ2, com tela de 4.6 polegadas (HD) e o chip top de linha de 2017, o Snapdragon 835. Possui câmera traseira de 19 MP e bateria de 2.700 mAh (com recarga rápida). Funciona muito bem até hoje, e tem um preço muito competitivo.

 

Menção honrosa: iPhone SE

 

 

Afirmei que o limite era 2017 para encontrar dispositivos de qualidade, mas o iPhone SE merece estar na lista, mesmo sendo lançado em 2016. Ele recupera a essência dos smartphones da Apple, com 4 polegadas e compatível com o iOS 11. É perfeito para os nostálgicos.