Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | OPPO Find N3: é a cara do OnePlus Open

OPPO Find N3: é a cara do OnePlus Open

Compartilhe

Não… você não está vendo errado.

No mesmo dia em que a OnePlus apresentou ao mundo o OnePlus Open, a OPPO lança um smartphone dobrável, o OPPO Find N3… que é A CARA do telefone dobrável da OnePlus!

Coincidência? É óbvio que não!

Os dois smartphones estão sob o mesmo guarda-chuva de produtos, pois são marcas da mesma empresa, a BBK Electronics. Logo, será um desafio descobrir alguma diferença substancial entre os dois produtos.

 

O que o OPPO Find N3 tem de bom?

A estratégia da BBK Electronics só é compreensível se o OnePlus Open e o OPPO Find N3 estiverem em mercados bem diferentes. Por exemplo, o modelo da OPPO desembarca no Brasil e o da OnePlus não (ou o contrário). Caso contrário, um vai canibalizar o outro.

Ambos têm o mesmo objetivo: competir com o Samsung Galaxy Z Fold5. E olhando especificamente para o protagonista deste artigo, o OPPO Find N3 é uma evolução interessante em relação ao OPPO Find N2, lançado no mercado chinês no ano anterior.

Agora, ao compararmos o OPPO Find N3 ao telefone dobrável da OnePlus, somos obrigados a dizer que os modelos são praticamente idênticos, com exceção de detalhes residuais que podem não fazer muita diferença para alguns usuários.

O peso é o mesmo para os dois modelos: 239 gramas. E as telas também são basicamente as mesmas presentes no OnePlus Open, com um display principal (interno) Flexi-Fluid AMOLED de 7,82″ com alta resolução e taxa de atualização de 120 Hz e tela secundária (externa) Super Fluid AMOLED de 6,31″ com características semelhantes à tela principal.

O processador do OPPO Find N3 também é o mesmo do OnePlus Open (o que é uma excelente notícia): o potente Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, trabalhando com a GPU Adreno 740.

Um dos poucos diferenciais do OPPO Find N3 em relação ao OnePlus Open é a sua maior versatilidade de RAM e armazenamento. O modelo oferece opções de 12 GB ou 16 GB de RAM e 512 GB ou 1 TB de armazenamento. Aqui, além de pagar menos, você pode escolher o quanto vai pagar. A bateria do dispositivo recebe 4.805 mAh e trabalha com a tecnologia de carga rápida SuperVOOC 2.0.

Nas câmeras, encontramos outra diferença em relação ao OnePlus Open. No caso do OPPO Find N3, não há qualquer menção ou comentário sobre a presença da tecnologia Hasselblad, e esse pode ser mais um motivo para entregar um preço menor do que o modelo da empresa coirmã.

Dito isso, o OPPO Find N3 também recebe um conjunto de câmera traseira, com destaque para a presença de um sensor principal SONY de 48 MP e uma lente teleobjetiva de 64 MP. E a câmera frontal é solitária, com um sensor de 20 MP.

Além disso, o sistema operacional é o mesmo (ColorOS 13.2, baseado no Android 13), assim como o conjunto de conectividade (suporte para 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3 e NFC).

 

OPPO Find N3: quanto custa?

O OPPO Find N3 chega ao mercado chinês no dia 27 de outubro, nas versões e preços a seguir:

  • OPPO Find N3 12 GB + 512 GB: 9.999 yuanes (1.292 euros)
  • OPPO Find N3 16 GB + 1 TB: 12.999 yuanes (1.680 euros)

Ou seja, o OPPO Find N3 é significativamente mais barato que o OnePlus Open, o que me leva a crer que esse modelo só chega ao Brasil por obra de milagre, já que ele claramente está voltado para o mercado asiático.

Minha esperança sobre o seu lançamento por aqui é que a OnePlus não tem tanta presença por aqui como a OPPO tem (não que seja grande coisa), mas considerando a dinâmica cambial e o fator Brasil, se ele chegar menos caro que o Galaxy Z Fold5 será a vitória suprema.

De qualquer forma, ele se apresenta como adversário forte da Samsung em algo que realmente importa para o consumidor brasileiro: o preço. Quem sabe ele consegue se dar bem no mercado internacional.

Fico na torcida.


Compartilhe