TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Onde as empresas precisam mudar em nome do avanço profissional das mulheres | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Onde as empresas precisam mudar em nome do avanço profissional das mulheres

Onde as empresas precisam mudar em nome do avanço profissional das mulheres

Compartilhe

Um estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revela que a brecha global do gênero no local de trabalho ainda existe, pois as organizações ainda precisam fazer do avanço das mulheres uma prioridade formal de negócios.

O estudo chamado “Women, Leadership, and the Priority Paradox” (Mulheres, Liderança, e o Paradoxo de Prioridades), realizado pelo IBM IBV em parceria com a Oxford Economics, entrevistou 2.300 executivos e profissionais (em um número igual de mulheres e homens) de organizações de todo o mundo em várias empresas, para compreender melhor por que uma grande disparidade de gênero ainda existe, e o que poderia ser feito para impulsionar o progresso da igualdade de gênero.

Além da pesquisa qualitativa, o IBV realizou uma série de entrevistas individuais com executivos e profissionais em seis regiões do planeta.

O estuo revela que apenas 18% dos cargos de liderança sênios dentro das organizações entrevistadas são ocupados por mulheres. Isso acontece por causa de três fatores: 1) As organizações que não estão convencidas sobre o valor das mulheres aos seus negócios (79% dos entrevistados não priorizam formalmente o fomento da equidade de gênero em posições de liderança dentro das empresas); 2) Os homens que subestimam a magnitude da igualdade de gênero no local de trabalho; 3) Poucas organizações mostram um sentido de urgência ou propriedade sobre o assunto.

Mesmo com os obstáculos relatados, algumas organizações chamadas First Movers se destacam por se dedicarem a alcançar a equidade de gênero dentro dos seus postos de liderança. Essas empresas são 12% do total das pesquisadas, e compartilham características e valores que fomentam um entorno mais inclusivo, se tornando exemplo sobre como entregar tal progresso em suas organizações.

Nessas First Movers, 100% fizeram o avanço das mulheres nas posições de liderança como uma prioridade de negócios formal. Todas também se convenceram que as organizações com equidade de gênero são mais bem sucedidas financeiramente, e todas estão de acordo que as empresas devem seguir realizando mudanças para obter tal equiodade de gênero.

O estudo também oferece guias sobre os passos essenciais para criar uma cultura que fomente a equidade de gênero no local de trabalho. As organizações que buscam impactar a mudança precisam implementar iniciativas concretas que causam impacto direto nos objetivos de desempenho e incentivos em todos os níveis da organização.

Entre as medidas mencionadas, destacamos: 1) Fazer da equidade de gênero uma prioridade empresarial; 2) Criar uma cultura de inclusão; 3) fazer que a liderança seja responsável pelos resultados da equidade de gênero, entre outras mudanças.


Compartilhe