Compartilhe

Windows Vista

 

Amanhã, 11 de abril, a Microsoft vai encerrar o suporte técnico ao Windows Vista. Apesar de não acreditar que a essa altura do campeonato alguém ainda usa essa versão do Windows, esse post não só lembra que o software não vai mais receber atualizações de segurança (ou qualquer outra atualização), mas também não terá opção de suporte técnico assistido da Microsoft, seja gratuito ou pago.

É o fim da vida útil de uma versão do Windows que durou dez anos. Não ter suporte no seu sistema operacional é um problema, pois muitos podem se aproveitar das vulnerabilidades que não serão corrigidas. Sem falar que os demais desenvolvedores também vão abandonar o suporte de seus produtos para essa versão.

De qualquer forma, o Windows Vista nem é um problema se comparado ao fim do suporte do Windows XP, que era usado por muita gente, e do Windows 7, que vai passar pelo mesmo em janeiro de 2020. Para a Microsoft, vale tudo para fazer o Windows 10 ganhar mercado.

O uso do Vista hoje é residual, e seu fim não vai causar impacto no mundo da tecnologia. Essa é considerada uma das piores versões do sistema operacional da Microsoft, mesmo com uma campanha de lançamento multimilionária e com todas as expectativas criadas após cinco anos de vida do Windows XP.

 

Quais são as alternativas ao Windows Vista?

 

Mudar de sistema operacional o quanto antes.

Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10. Todos são opções válidas. Uma forma econômica de se atualizar para o mais moderno é usando uma licença da versão mais antiga e atualizar para o Windows 10, ou comprar um novo computador com Windows 10 pré-instalado.

Outra alternativa é comprar um Mac com macOS, ou atualizar o seu atual equipamento com um hackintosh.

Além disso, sempre é possível usar uma distribuição GNU/Linux para substituir o Windows Vista, algo que sempre funciona muito bem em equipamentos mais antigos.


Compartilhe