Compartilhe

As câmeras dos smartphones atuais contam com mais e mais ajustes, beirando os recursos de câmeras profissionais. Mas a maioria dos usuários não são fotógrafos ou não contam com muitos conhecimentos sobre o assunto, e ficam literalmente perdidos com tantos termos.

No que isso vai mudar a sua foto se você usa um determinado recurso? E o que acontece se você elimina outro recurso? Nesse post, vamos explicar o que significa muitos desses ajustes.

 

 

Para quê serve os principais recursos de câmera do seu smartphone?

Exposição: Seu valor vai de -2.0 a 2.0. Dependendo do valor escolhido, vai aumentar ou diminuir a quantidade de luz da foto.

Foco: Pode ser automático ou em modo macro. Você pode dizer para o smartphone qual tipo de objeto ele vai fotografar: uma paisagem distante (aqui, automático) ou pessoas/objetos em primeiro plano (aqui, modo macro). Dessa forma, a câmera vai saber como e o que focar.

Cena: É um ajuste que seleciona quais são as condições externas para registrar a foto. Ou seja, em um ambiente escuro, com muita luz, em movimento, etc. Assim, o telefone vai ajustar todos os níveis para registrar a foto.

Disparo contínuo: Quando você vai registrar uma foto, você vai disparar aproximadamente 20 fotos (dependendo do modelo do smartphone) em um curto período de tempo.

Medição: Aqui você pode escolher em qual parte da foto você quer que se concentre mais a luz.

Resolução: Se você quer economizar memória no dispositivo ou no cartão de memória, esta opção ajuda na decisão do tamanho que você quer na foto. Quanto maior a resolução, maior o tamanho.

ISO: Aqui, você decide como a câmera do smartphone vai captar a luz. Se a luz no ambiente não for suficiente, a foto não vai sair boa. Você pode mudar a ISO para obter resultados melhores e/ou desejados. Quanto mais baixa a ISO, mas escura fica a foto.

Balanço de branco: O recurso ajusta o tipo de luz do ambiente onde a foto é capturada. Vai ajudar a dar um ar mais real à imagem, de acordo com as configurações que você precisa: noturna, luz do dia, nublado, em interiores, etc.

Qualidade da imagem: Este recurso define a qualidade da foto, além de definir suas bordas. Quanto maior a qualidade, mais espaço a imagem vai precisar e, por tabela, vai ocupar maior capacidade de armazenamento do dispositivo.

Modo: Escolha o melhor modo de foto que você precisa para obter a melhor imagem (quadrada, panorâmica, vídeo, câmera lenta, etc).

HDR: O HDR ajuda e muito no registro das melhores fotos. Quando ativo, o smartphone pode levar mais tempo para registrar a imagem, pois são três fotos na sequência com diferentes condições de luz, que são combinadas para entregar a melhor imagem, com as melhores cores e a melhor iluminação possível. O resultado é sempre ótimo, e a diferença entre a foto com e sem HDR é muito clara.

 

 

Sem HDR

 

 

 

Com HDR

 


Compartilhe