mobile world congress

Falta menos de um mês para a Mobile World Congress 2018 (MWC 2018), a maior feira de telefonia móvel e mobilidade do mundo, onde os principais fabricantes apresentam as suas novidades no setor.

Após a CES de Las Vegas em janeiro, tradicionalmente voltamos os olhos para a MWC de Barcelona em fevereiro. Nesse ano, o evento acontece entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março, e lá poderemos ver o que os pequenos e grandes fabricantes de smartphones tem para nos oferecer.

Esse post tenta faz um exercício de futurologia sobre o que os principais fabricantes do setor vão apresentar no evento. Daqui a um mês, vamos descobrir se o exercício foi válido ou não.

Vejamos.

Samsung

Ficou de fora da MWC no ano passado, mas em 2018 vem com tudo. Esperamos pelos novos Samsung Galaxy S9 e S9+ logo no primeiro dia da grande feira. Os dois modelos devem entregar melhorias no design e na câmera, além do novo processador top de linha da Qualcomm, o Snapdragon 845. Os coreanos também podem apresentar o sucessor do Samsung Galaxy Tab S3.

Huawei

Podemos esperar novidades na série P, como os novos Huawei P20, P20 Plus e P20 Lite. Os novos modelos trarão novidades de design e câmera, como uma monocelha no estilo do iPhone X, com novos recursos, e uma câmera tripla na parte traseira. Seu processador muito provavelmente será o Kirin 970, presente no Mate 10.

Sony

Apresentou em 2017 o Sony Xperia XZ Premium, com tela 4K e super câmera lenta de 960fps. Mas não foi um sucesso em vendas. Esse ano, terá que arriscar. Para isso, deve entregar no Sony Xperia XZ Pro o primeiro smartphone da marca com tela OLED 18:9 e câmera traseira dupla, além de hardware gerenciado pelo Snapdragon 845.

Nokia

Na MWC 2017, renasceu das cinzas, mas ainda não disse a que veio. E em 2018, pouco sabemos o que a empresa pode oferecer, mas muito se fala do Nokia 1, do Nokia 6 (2018) e do Nokia 9. Este último seria um autêntico top de linha, enquanto que o Nokia 1 seria um modelo de entrada, com Android One. Há rumores sobre um Nokia 10, mas que só deve ser apresentado em setembro.

Xiaomi

Não está certa a apresentação do Xiaomi Mi 7 na MWC 2018, mas as chances são grandes. É mais provável que o Xiaomi Mi Max 3 dê as caras em Barcelona, com uma bateria generosa e câmera traseira dupla.

LG

Deve ser a grande ausência do palco principal da Mobile World Congress 2018. Os recentes rumores indicam que o LG G7 teve seu desenvolvimento suspenso para recomeçar do zero, e esse modelo só seria apresentado em abril. E há quem diga que a marca pode apresentar uma versão internacional e atualizada do LG V30. Mas nada é concreto.

Alcatel

Apresentou sua nova linha de três novos smartphones na CES 2018, logo, é pouco provável que faça um grande lançamento na MWC 2018.

ASUS

Toda a linha Zenfone 4 foi apresentada no segundo semestre de 2017, e o Zenfone 5 (e sua respectiva família) só deve ser apresentada ao mundo a partir de maio de 2018. Logo, é mais uma que não deve contar com um grande lançamento em Barcelona.

BlackBerry

Longe das tendências de mercado, deve apresentar apenas o sucessor do BlackBerry KEYone na Mobile World Congress 2018.

Motorola

Com sete novos modelos a serem lançados ao longo de 2018, é muito provável que alguns dos recém vazados dê as caras na MWC 2018. Há quem diga que os que tem mais chances de debutarem em Barcelona são os modelos Moto G6 e Moto G6 Plus. Mas… vamos aguardar.