Compartilhe

Ultimamente, é mais fácil as atualizações do Windows 10 resultarem em problemas do que em correções de problemas. Principalmente nas atualizações de emergência. Nesse caso, o problema está centrado nos computadores da Lenovo.

Desde a última atualização do Windows 10, os notebooks da Lenovo não se iniciam, pois não conseguem chegar ao boot do sistema operacional, se tornando inutilizáveis. Nem mesmo entrar no modo seguro do sistema para tomar providências é possível.

Tudo começou quando a Microsoft lançou uma atualização para o Windows 10 que resolvia um bug do Internet Explorer, que segue incluído como padrão no Windows 10 por questões de compatibilidade.

 

 

O que a Microsoft vai fazer?

A Microsoft se viu obrigada a lançar um parche rápido de segurança para um problema que foi descoberto pela Google. O update é o KB4467691, que já deve estar no seu computador nesse momento. E é esse update que gerou a surpresa desagradável para alguns proprietários de notebooks da Lenovo, travando a inicialização do sistema.

Por isso, a solução não é tão fácil como entrar no Windows e voltar para uma versão anterior. A Microsoft prometeu que vai lançar a correção da correção, mas não definiu prazos. E sabendo o que aconteceu ao trabalhar com pressa para resolver o bug do Internet Explorer, provavelmente a empresa quer garantir que o novo parche não vai fazer os notebooks da Lenovo explodirem.

 

 

 

O que você pode fazer (por enquanto)?

Enquanto a solução não vem, o recomendado é não realizar a atualização. Se o bug já te afetou, existe uma forma de resolver temporariamente o problema até a nova atualização chegar: desativar a inicialização segura, que vem ativa como padrão nos notebooks.

A inicialização segura está na UEFI (sucessora da BIOS). Há varias formas para acessar a UEFI, dependendo do modelo de notebook que você possui. Seja pela tecla DEL quando ligamos o notebook, ou pela tecla F12.

Uma vez dentro da UEFI, vá na opção de inicialização segura (Secure Boot) e desative o item. Ao confirmar e sair da tela de configurações, o notebook vai reiniciar e deve entrar no Windows 10.

Se isso não funcionar… senta e chora.


Compartilhe