TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que fazer se o comportamento do computador piorar depois da instalação do Windows 11? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se o comportamento do computador piorar depois da instalação do Windows 11?

O que fazer se o comportamento do computador piorar depois da instalação do Windows 11?

Compartilhe

Seu computador estava funcionando bem com o Windows 10, mas você seguiu a orientação da Microsoft, atualizou o PC para o Windows 11 e se deu mal, pois os problemas começaram a aparecer.

Pois bem, saiba que você não está sozinho nessa.

Travamentos e ausência de fluidez são alguns dos problemas mais comuns do Windows 11, que ainda tem muito a melhorar. Não são problemas generalizados, pois computadores bem potentes estão funcionando muito bem com essa versão do sistema operacional.

Se você é um daqueles usuários que identificaram problemas com o Windows 11, veja neste post como você pode solucionar essas falhas.

 

 

 

Os menus

A Microsoft fez mudanças na combinação de elementos na barra de tarefas e desabilitou as Jump Lists no Windows 11, e isso afetou a experiência de uso do sistema operacional para muitas pessoas.

A melhor forma para solucionar essa questão é usando o aplicativo Star11, que devolve o menu Iniciar e a barra de tarefas como era antes. O software funciona bem, mas quando instalamos um novo programa, é possível que você seja obrigado a reiniciar o software para estabelecer a compatibilidade, sem falar com eventuais inconsistências com algumas Jump Lists.

Ainda assim, vale a pena testar o Star11 se você quer recuperar o menu Iniciar e a barra de tarefas que você tinha no Windows 10.

 

 

 

Você ficou sem bateria

Alguns dos notebooks que testei estão consumindo mais bateria com o Windows 11, inclusive quando o equipamento não está em uso.

Isso acontece porque, como padrão, o Windows 11 utiliza o modo Modern Stanby, que mantém o computador conectado ao WiFi em modo de baixo consumo ou em modo de suspensão.

Isso torna a reativação do Windows mais rápida (basta abrir a tampa). Por outro lado, a bateria dos portáteis está drenando mais rapidamente por causa desse recurso.

Para solucionar esse problema, é necessário realizar uma mudança no Registro do Windows para desativar o Modern Standby.

Antes de continuar, não custa nada lembrar ao amigo leitor que esse tipo de alteração no Windows envolve um certo conhecimento, pois estamos modificando parâmetros de uma área sensível do sistema operacional.

É altamente recomendado que você realize uma cópia de segurança dos dados do Registro do Windows antes de realizar as alterações. Ou se você não tem certeza do que vai fazer, não tente as mudanças que serão apresentadas a seguir. Ou deixe o notebook nas mãos de quem entende do assunto para realizar essas modificações por você.

Dito isso, faça o seguinte:

  • Pressione as teclas Windows + S e na janela que vai abrir, digite “cmd” e tecle ENTER para aparecer o prompt de comando ou símbolo de sistema.
  • Abra o CMD como modo de administrador.
  • No símbolo de sistema aberto, digite: REG ADD HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Power\PowerSettings\F15576E8-98B7-4186-B944-EAFA664402D9 /v Attributes /t REG_DWORD /d 2 /f
  • Volte a digitar as teclas Windows + S, mas agora digite Painel de Controle no campo de comando. Selecione a primeira opção que vai aparecer na tela.
  • Entre nas Opções de Energia.
  • Clique em Modificar as Configurações do Plano e, depois, em Modificar Configurações Avançadas de Energia.
  • Agora, no perfil Equilibrado, você deve expandir a opção de Conectividade de Rede em Modo de Espera, e desabilitar o recurso.

 

 

 

Zona de Widgets vazia

A área de Widgets é uma zona do Windows 11 que exibe Widgets de acesso a outras informações de forma mais rápida, como notícias, previsão de tempo, calendário, eventos e outras informações. Ela pode ser executada pressionando as teclas Windows + W ou clicando na parte inferior esquerda da barra de tarefas.

Muitos usuários está se deparando com uma Zona de Widgets vazia ou sem informações. Para solucionar isso, clique no botão de Encerrar Sessão (no canto superior direito da área de Widgets) e volte a iniciar a sessão neste item para que as informações voltem a ser exibidas.

 

 

 

Falta de fluidez no Windows 11

Esse problema pode aparecer mesmo em computadores potentes, e acontece independente do tipo de hardware presente no computador. Na prática, o Windows 11 se comporta de forma mais lenta, com alguns travamentos eventuais.

Navegar na internet, enviar e receber e-mails ou criar e editar documentos podem ser um grande problema, com um funcionamento muito mais lento que o desejado.

A imensa maioria dos usuários garante que experimentaram os travamentos de forma esporádica, mas isso é algo que pode se tornar persistente e irritante. Aqui, a solução é mais complicada de se encontrar, pois analisar os motivos para esses travamentos é algo um pouco mais complexo.

Neste caso, a melhor solução é, por incrível que pareça, esperar que o Windows 11 continue a amadurecer para entregar um desempenho otimizado. A Microsoft vai incorporando atualizações aos poucos para minimizar ou solucionar os problemas pendentes.

Pode não ser a melhor solução para quem procura um desempenho pleno no computador, mas é o que temos para hoje (ou até que a Microsoft resolva problemas pendentes que ainda não conhecemos).


Compartilhe