Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se o cartão SIM não cabe no seu novo smartphone?

O que fazer se o cartão SIM não cabe no seu novo smartphone?

Compartilhe

Você finalmente decidiu trocar de smartphone, depois de anos utilizando aquele Nokia 1100 adquirido em 2006 para o casamento do seu filho mais novo.

Sim, dona Dulce… eu estou falando com a senhora.

E ao chegar em casa com o telefone novo, descobriu que o cartão SIM enorme não entra naquele espaço minúsculo correspondente ao chip da operadora.

Então… não se desespere. Existem algumas alternativas para resolver o problema. Vou compartilhar as dicas neste artigo.

 

Uma dor de cabeça que eventualmente pode aparecer

Trocar de smartphone nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando se trata de ajustar o cartão SIM ao novo dispositivo.

Com diferentes tamanhos de cartões SIM disponíveis no mercado, é possível que você se depare com o problema do seu não se encaixar no slot do seu novo smartphone.

Tudo bem, o eSIM pode resolver esse problema com muita facilidade. Mas este não é um recurso popular, e ainda passa por uma enorme burocracia das operadoras.

E na hora do desespero, é preciso adotar soluções práticas.

 

Solicitar um cartão SIM duplicado

Uma opção simples, embora não gratuita, é solicitar um cartão SIM duplicado em uma loja da sua operadora.

Geralmente você pode obter o novo cartão visitando uma loja física, ou pode encomendá-lo online através da área de cliente do site da operadora ou por telefone. Tenha em mente que pode haver custos associados a essa opção, que variam de acordo com a prestadora de serviço.

Ao solicitar um cartão SIM duplicado, você receberá um novo chip com diferentes tamanhos disponíveis. Assim, você pode escolher o tamanho que se adapte ao slot do seu novo celular. Lembre-se de transferir seus contatos armazenados no cartão antigo para o novo antes da ativação, para evitar perdas de informações. Se o seu cartão SIM for pré-pago, seu saldo será mantido no novo cartão.

 

Corte o cartão SIM, se for maior

Se o seu cartão SIM for maior do que o slot do novo celular suporta, você pode optar por cortá-lo para o tamanho adequado.

Embora essa opção não seja recomendada, especialmente se você não tem habilidades em trabalhos manuais, ela pode ser uma solução econômica.

Para fazer isso, você precisa fazer o download de um modelo de corte de cartão SIM, realizar a impressão (em uma impressora de papel ou 3D) e cortar o chip antigo com precisão. Em seguida, faça o acabamento do corte lixando as bordas para obter um ajuste perfeito.

É sempre bom deixar bem claro que cortar o cartão SIM pode danificar o chip de forma irreversível e, se algo der errado, você pode precisar solicitar um novo cartão à sua operadora. Tome cuidado ao tentar essa opção, e siga todas as instruções do modelo de corte cuidadosamente.

E você vai fazer isso por sua conta e risco. Não me responsabilizo pelos resultados e consequências de sua tentativa.

 

Use um adaptador para ajustar o cartão SIM, se for menor

Se o seu cartão SIM for menor do que o slot do novo smartphone, você pode optar por usar um adaptador para ajustá-lo corretamente.

Você pode encontrar adaptadores de cartão SIM na internet, em lojas de telefones celulares ou até mesmo pedir emprestado de um amigo ou familiar que tenha um cartão que se adapte ao tamanho do seu novo smartphone.

Para usar um adaptador, basta inserir o cartão SIM menor no adaptador e, em seguida, inserir o conjunto no slot do celular. Dessa forma, você pode usar seu cartão SIM atual em um celular que suporte um tamanho diferente de cartão SIM, sem precisar comprar um novo cartão.

De todas as soluções apresentadas neste artigo, essa é a mais barata e eficiente, desde que todos os fatores sejam convergentes, obviamente.


Compartilhe