Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer agora com tantos cabos Lightning?

O que fazer agora com tantos cabos Lightning?

Compartilhe

A chegada da porta USB-C para os iPhone 15 não é apenas um detalhe técnico para atender as exigências da União Europeia. Também implica em ônus e bônus para a Apple e para os usuários do smartphone da empresa.

A Apple teve que ceder, e abandonou o conector Lightning, que ficou obsoleto ao longo de 11 anos de presença no smartphone da Apple. O USB-C era também uma necessidade no iPhone, entregando o benefício direto de dispensar o uso de diferentes cabos para recarga e transmissão de dados para vários dispositivos. Sem falar nos preços mais acessíveis pela maior variedade de marcas e produtos disponíveis.

Por outro lado, os usuários estão pensando neste momento sobre o que fazer com os milhões de cabos Lightning que estão em uso agora, mas que se tornarão obsoletos em breve.

 

São mais de 10 anos de produtos Lightning

O vice-presidente de marketing da Apple, Greg “Joz” Joswiak, já levantava essa preocupação no ano passado, questionando o destino dos bilhões de cabos Lightning existentes. A empresa está ciente de que não tem outra opção senão cumprir as leis locais de descarte de lixo eletrônico, mas também lamenta a falta de flexibilidade regulatória.

A Apple também lamenta os lucros que vão deixar de arrecadar por deixar de comercializar cabos e acessórios de uma porta proprietária, mas a empresa não menciona isso, de forma muito conveniente.

A verdade é que esse não é um problema totalmente novo. Quando a indústria fez a transição dos cabos microUSB para os Lightning, enfrentou um problema semelhante, mas em uma escala muito menor.

Como eu disse um pouco antes, a Apple entrega ao mercado cabos e acessórios Lightning desde 2012, quando estreou no iPhone 5. De lá para cá, os usuários investiram pesado nos produtos com essa tecnologia, e vão ficar com essa enorme quantidade de itens sem uso em casa ou no escritório.

De forma inevitável, esses itens vão virar lixo eletrônico no futuro a longo prazo. E não há muito o que se possa fazer a respeito disso.

Exceto é claro o envio para a reciclagem.

 

Com a palavra, os especialistas

A solução óbvia para esse dilema é a reciclagem e a reutilização dos acessórios.

Os cabos Lightning, embora pequenos, contêm metais valiosos que podem ser reciclados. Além disso, o processo evita que toneladas de plástico e metal acabem em aterros sanitários, onde podem levar séculos para se decompor em nosso ecossistema.

Os especialistas enfatizam que é importante conscientizar os usuários sobre a reciclagem de cabos e outros acessórios eletrônicos. Eles explicam que existem duas principais opções para descartar cabos obsoletos de forma responsável:

  1. procurar um ponto de coleta específico, como um ponto limpo de descarte;
  2. ou recorrer a lojas de eletrônicos que participam de programas de reciclagem.

Na Europa, a reciclagem de acessórios é efetiva para os consumidores. A fundação ECOLEC, por exemplo, colabora com mais de 1.000 lojas de eletrodomésticos para receber produtos eletrônicos indesejados e encaminhá-los para centros de reciclagem. Essas lojas de proximidade desempenham um papel fundamental na gestão adequada desses produtos.

Em 2022, a entidade Recycla revelou que mais de 55.000 toneladas de resíduos eletrônicos foram geradas na Espanha, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Esses números destacam a rapidez com que nos desfazemos da tecnologia considerada obsoleta, mas também a importância de reciclar esses produtos.

 

Outras alternativas além da reciclagem

Para aqueles que desejam explorar alternativas além da reciclagem, vender ou doar cabos em bom estado é uma opção.

Embora os cabos da Apple sejam conhecidos por sua tendência a amarelar e se desgastar com o tempo, muitos deles ainda estão em condições aceitáveis para uso. E não são poucos os usuários que contam com modelos antigos do iPhone em pleno funcionamento.

Aliás, a esmagadora maioria dos usuários ainda conta com um iPhone com conector Lightning. Não podemos nos esquecer que o iPhone 15 acabou de chegar ao mercado, e durante um bom tempo todo mundo vai depender do antigo conector de alguma forma.

Por isso, o mercado de revenda de cabos e acessórios com o conector Lightning ainda estará aquecido, gerando algum retorno financeiro para os proprietários e prolongando a vida útil desses itens.

O futuro dos cabos Lightning é a extinção, mas isso também traz a chance de uma abordagem mais consciente em relação ao lixo eletrônico e ao consumo responsável dessa tecnologia.


Compartilhe