Wetten.com Brasil Apostas
Home » Internet » O que estamos escutando em música e podcasts durante o isolamento social

O que estamos escutando em música e podcasts durante o isolamento social

Compartilhe

Em janeiro de 2020, o mundo era muito diferente para a maioria de nós. Porém, a pandemia mudou tudo e muito rápido. E está difícil para as pessoas acreditarem que tudo mudou. Inclusive nossos hábitos.

Os últimos dados compilados por plataformas de streaming de áudio como Spotify e Deezer mostram como os nossos hábitos de consumo de música, podcasts e rádio foram afetados com o isolamento social. Também mostra como milhões de pessoas começaram a consumir formatos, estilos musicais e conteúdos diferentes, em dispositivos e horários diferentes.

 

 

 

Rádio, Relaxe e Resista

 

 

O Deezer está observando os novos hábitos de consumo de áudio durante a pandemia, e encontraram diversas mudanças em diferentes tendências. Por exemplo, a ausência do trânsito (porque você está em casa o tempo todo) afetou o consumo do streaming de áudio em dispositivo móveis, e os usuários tendem agora a utilizar mais dispositivos domésticos, como consoles de videogames, Smart TVs, assistentes digitais, tablets e computadores), além de ouvirem mais rádio ao vivo e os conteúdos relativos a momentos e atividades diárias.

Os dados do Deezer englobam o consumo de conteúdo entre os dias 2 e 22 de março de 2020. Nesse tempo, o consumo de música diminuiu e o consumo de rádio ao vivo aumentou 19% em todo o planeta. Na última semana do estudo, a música voltou a aumentar o seu consumo globalmente em 2%.

Também está mudando o tipo de música e podcasts que as pessoas estão escutando durante o isolamento social. Por exemplo, no Spotify, as tendências de consumo entre 19 e 25 de março de 2020 detectaram um crescente interesse pelos podcasts de notícias.

O Spotify também identificou que os pais estão colocando mais músicas e podcasts para os seus filhos, com o objetivo de distrair e entreter os pequenos durante a quarentena. Por causa disso, os conteúdos de Kids & Family naturalmente registraram um aumento no consumo de conteúdo, especialmente com aquelas músicas que ajudam as crianças a pegar no sono mais rápido.

 

 

Mesmo assim, nos últimos dias do mês de março também foi registrado um aumento no consumo de música clássica e, de um modo geral, os usuários do Spotify estão procurando por músicas mais relaxantes. A plataforma ainda detectou que os usuários estão adicionando nas suas playlists temas acústicos, canções menos dançantes e com menor energia do que as músicas previamente adicionadas em suas playlists.

Voltando ao Deezer, outra tendência detectada é das listas de reprodução temáticas. Sua playlist Sports Motivation é a mais consumida em todo o mundo, e os streams de outra playlist, Yoga & Meditation, cresceu 366% em uma semana.

Algo similar está acontecendo no Spotify, onde as playlists mais populares são de ioga, sons da natureza e meditação. Também ganharam popularidade as playlists para cozinhar ou realizar tarefas domésticas, além dos podcasts de crescimento pessoal (bem estar e meditação), saúde e estilo de vida. Em especial, podcasts cujos títulos ou descrições incluem palavras como “cozinhar” e “receitas”.

Taí… vai me dizer que você nunca pensou em lançar um podcast sobre cozinha ou exercícios de ioga? Se pensou nisso, chegou a hora de colocar a ideia em prática. Se nunca pensou, considere: pode ser uma ótima oportunidade de negócio.


Compartilhe