Compartilhe

Se tem uma coisa que é mais veloz do que o boca a boca (especialmente na era da internet) é o price matching. A batalha de preços é tão feroz, que às vezes uma oferta é clonada pela concorrência em questão de segundos.

Nesse post, vamos falar mais sobre esse fenômeno do comércio eletrônico.

 

 

O que é o price matching?

É o emparelhamento ou clonagem de preços, ou quando uma loja online iguala a oferta de outra.

Um exemplo bem efetivo do que é o price matching foi publicado no meu blog pessoal, quando escrevi sobre a denúncia do Burger King contra o McDonald’s, que clonou a sua promoção de 4 itens de um lanche por R$ 19,90.

Isso está ficando cada vez mais comum na era do comércio eletrônico, e vem acontecendo no Brasil e no mundo. Isso pode ser visto como uma falta de criatividade ou interesse de alguns e-commerces ou gigantes do comércio em oferecer preços ainda mais baixos da concorrência, caindo na acomodação da cópia da promoção. Ou apenas uma estratégia lógica de mercado, dando a liberdade para o consumidor escolher a marca de sua preferência.

Alguns e-commerces afirmam que o mercado de eletrônicos de consumo conta com preços que variam constantemente, oferecendo os mesmo preços das lojas físicas e se adaptando eletronicamente às variações de mercado de forma automática. Assim, os preços podem ser atualizados com maior rapidez (e a prática do price matching se torna possível e efetiva).

Já a Amazon afirma que “o seu principal objetivo é o cliente e não a concorrência”. Nesse sentido, vai oferecer o melhor preço, a melhor qualidade e a maior variedade de produtos, sem se importar com os preços da concorrência e seus preços.

Por outro lado, alguns e-commerces assumem o price marketing sem maiores problemas, como é o caso da Fnac, que o adota levando em conta os preços da concorrência, de forma automática e manual.

 

 

Quando se aplica o price matching?

De forma aberta ou não, o price matching é uma realidade nas compras online, e é nesse momento que você deve comparar preços. Se bem que isso não acontece em todas as lojas, nem em todas as ofertas. E existe uma lógica para isso acontecer.

As lojas mais conhecidas, com maior volume de vendas e maior presença na internet são as que mais adotam o price matching para igualar os seus preços com os valores cobrados pelos seus rivais diretos. Os consumidores confiam nas principais lojas, e mesmo que um produto seja vendido com um preço muito mais barato em outra loja online menos conhecida, é comum que as pessoas paguem a mais por confiar nos grandes varejistas online.

Para realizar o price matching, os grandes varejistas usam técnicas como o web crawler, que é a busca ativa na internet por listas de produtos e preços, identificando as variações de valores de forma quase instantânea, além das buscas manuais.

A prática não é produzida de forma sistemática em todos os produtos, mas sim nas melhores ofertas, por serem atrativas para o consumidor. Se um preço cai mas segue sem ser mais barato que o seu, não faz sentido reduzir o preço. E em alguns casos, as lojas chegam a subir o preço para depois aplicar o desconto ao longo do tempo, provocando um efeito dominó em todo o mercado.

Porém, se estamos diante de uma oferta que chama a atenção, ela pode se replicar em outras lojas. As melhores ofertas podem ser identificadas pelo Google Search: quando uma loja coloca um produto em oferta, aquele item aumenta o seu registro de buscas.

E os próprios e-commerces mostram quais são os itens mais vendidos na home do site ou através de filtros de busca como os mais procurados ou mais vendidos nas últimas horas.

Seja como for, nessa batalha de preços, quem sai ganhando é o consumidor, pois o preço pode ser mais competitivo com várias ofertas ao mesmo tempo. De forma paradoxal, existem fatores que influenciam na decisão final de compra: o serviço de atendimento ao cliente, gastos e opções de envio e a existência ou não de lojas físicas e a proximidade delas ou apenas a confiança que o e-commerce inspira podem contar na hora de comprar.

Assim, uma oferta pode ser tentadora, mas diante do preço podemos apostar em outra loja que oferece frete grátis. Simples assim.


Compartilhe