TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é o Facebook Protect, e por que te obrigam a ativá-lo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é o Facebook Protect, e por que te obrigam a ativá-lo

O que é o Facebook Protect, e por que te obrigam a ativá-lo

Compartilhe

O Facebook (agora, Meta) tenta deixar o passado para trás e se livrar dos diversos escândalos de privacidade e vazamentos de dados dos seus usuários. E parte das medidas de segurança que está tomando passam pelo próprio usuário da rede social.

Uma das novidades que está aparecendo para vários dos usuários do Facebook está em uma mensagem alertando que o Facebook Protect deve ser ativado em sua conta. Caso contrário, aquele internauta perde o acesso à plataforma em questão de dias.

Se você recebeu essa mensagem no Facebook, respire fundo, fique calmo e continue a ler este post para procurar entender o que está acontecendo.

 

 

 

Por que o Facebook está exigindo a ativação do Facebook Protect?

Se você não viu essa mensagem recentemente, muito provavelmente vai ver nos próximos dias.

Tão logo você acessa o Facebook pelo seu aplicativo ou na versão do desktop, uma mensagem gigante diz mais ou menos o seguinte:

“Restam X dias para ativar o Facebook Protect. (Se você não fizer isso) você perderá o acesso à sua conta do Facebook até que você o ative. (Este passo) é obrigatório para que sua conta use este programa, que inclui várias proteções mais complexas.”

Isso não é uma pegadinha ou tentativa de ataque hacker para promover um software antivírus fake. É o próprio Facebook que está enviando essa mensagem sobre o Facebook Protect, que nem é um recurso novo na plataforma.

O Facebook Protect existe desde 2019, e seu surgimento foi motivado pelas últimas eleições presidenciais norte-americanas. Seu objetivo, segundo o Facebook, é:

“Deter com maior velocidade qualquer atividade suspeita na conta por meio de controles que nos permitem descobrir tentativas de hackeamento, como localizações de início de sessão incomuns ou dispositivos não verificados.”

Parece que o Facebook Protect funcionou do jeito que Mark Zuckerberg esperava e, por conta disso, ativou o recurso para os usuários de todo o planeta, o que vai exigir que eu, você e todo mundo que queira seguir utilizando o Facebook sejam obrigados a ativar a funcionalidade.

 

Até quando posso usar o Facebook sem ativar o Facebook Protect?

A data limite para ativar o Facebook Protect em sua conta pode variar de usuário para usuário, e a liberação do recurso também vai depender da região do planeta que você está.

Agora, se você não realiza atividades ilícitas no Facebook, não há o que temer, e ativar essa capa adicional de segurança é algo bem vindo. Se você não ativar o Facebook Connect, já sabe o que acontece: a sua conta será analisada para verificar a presença de vulnerabilidades e, se elas existirem, vai propor soluções para as mesmas.

O Facebook considera como vulnerabilidades de conta uma senha não segura (sugerindo a troca da mesma) ou a ausência de uma autenticação em dois passos (sugerindo que você ative o recurso). Uma vez que você realiza as duas medidas recomendadas, o Facebook Protect fica automaticamente ativado na conta.

Se você recebeu a mensagem de alerta do Facebook para habilitar o recurso, entre na sua conta na rede social, vá em Configurações e Privacidade > Comprovação Rápida de Privacidade > Como Proteger Sua conta, e realize as modificações recomendadas.


Compartilhe