O que a ciência aponta como perigos sobre usar o smartphone antes de dormir | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que a ciência aponta como perigos sobre usar o smartphone antes de dormir

O que a ciência aponta como perigos sobre usar o smartphone antes de dormir

Compartilhe

Os riscos existem, e são consideráveis. Mas estamos tentando esclarecer as coisas para que o usuário mais leigo saiba do que precisa se prevenir, e como fazer isso.

Um recente estudo realizado pelo Barcelona Institute for Global Health, associado à Pompeu Fabra, revela que utilizar o smartphone durante a noite tem uma interessante relação com o câncer de próstata e de mama, aumentando a sua incidência nos dois casos. Faz tempo que o temor pelas ondas do dispositivo tenta relacionar o câncer ao uso dos dispositivos móveis e, mesmo que esteja mais do que comprovado que não existe relação entre as ondas eletromagnéticas produzidas pelos dispositivos eletrônicos os efeitos nocivos, às vezes o medo segue promovendo ideias falsas. Porém, essa relação acontece pelo simples fato da pessoa não dormir, e não por causa das ondas emitidas pelo dispositivo.

Por outro lado, as evidências obtidas por um time de investigadores da Universidade de Toledo, Ohio (EUA), revela que a luz azul pode também danificar os nossos olhos. Este trabalho ainda precisa ser comprovado por outras provas, mas o estudo mostra que fixar a vista em smartphones e tablets por muito tempo pode estar relacionado com a degeneração macular da visão.

 

 

Vale a pena ter bom senso e mudar alguns hábitos

Em conclusão, é claro que existe um perigo relacionado com os nossos hábitos, e isso tem um aspecto positivo: podemos evitar o problema mudando os nossos hábitos.

Como?

Por exemplo, deixando de usar o smartphone antes de ir para a cama, reduzindo o brilho da tela ou usando os sistemas “noturnos” dos telefones, que mudam a tonalidade das cores.

E isso funciona?

Parece que sim. Alguns estudos pontuais afirmam que uma luz adequada ajuda a manter o ritmo biológico no seu site, algo que pode servir para melhorar a nossa qualidade de vida.

E mesmo que você entende que tudo isso pode parecer uma grande bobagem, acho que vale a pena ao menos tentar essa mudança de hábitos. Você e a sua saúde só podem ganhar com isso.


Compartilhe