Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | O pior momento para comprar um iPhone em 2024

O pior momento para comprar um iPhone em 2024

Compartilhe

Todo mundo quer um iPhone, pois este é um smartphone de qualidade comprovada, elevado status e prestígio enorme junto ao coletivo. Porém, quando este artigo for publicado, estaremos próximos do final do primeiro semestre de 2024.

A essa altura do campeonato, investir o seu suado dinheiro em um iPhone é sinônimo de jogar dinheiro fora. A não ser que você faça a compra de forma consciente, comprando um modelo mais antigo em busca de uma melhor relação custo-benefício.

Mas se você quer ter um iPhone do ano, entendo que este não é o melhor momento, pois é muito dinheiro gasto em um dispositivo que não tem mais timing de venda. E vou apresentar meus argumentos para essa opinião a partir de agora.

 

Preço elevado para um produto que não inova

O preço cobrado pelos modelos da atual geração do iPhone não se justifica mais, considerando os componentes e a concorrência no mercado. E você precisa olhar para os lados antes de investir tanto dinheiro em um telefone.

A nova família iPhone 15 não representou um salto significativo em relação aos modelos anteriores, e a Apple está focando em mudanças graduais para o iPhone 16.

Logo, é melhor esperar pelo iPhone que está por vir no segundo semestre, pois podemos encontrar mudanças mais impactantes e relevantes.

 

Mudanças e inovações chegando

A Apple está trabalhando em mudanças significativas para o iPhone 16 e iOS 18, com foco em inteligência artificial. Bom, quero dizer… a IA não estará tão presente nos novos modelos, mas pelo menos o iPhone 16 Pro e Pro Max vão receber o recurso de forma mais profunda.

Ou seja, é melhor esperar para ver essas mudanças antes de comprar um iPhone agora. Comprar um iPhone agora pode significar perder essas novidades, já que você gastou o seu suado dinheiro no modelo atual.

Para quem entende que merece receber todas as novidades prometidas, o jeito é esperar de forma paciente pela nova geração do iPhone.

 

Concorrência forte com Samsung e Google

A Samsung e o Google estão criando sinergias em inteligência artificial e oferecem uma gama mais ampla de smartphones a preços competitivos, se tornando referência na inovação em telefonia móvel.

Existem neste momento no mercado excelentes alternativas ao iPhone com preços similares. São smartphones Android top de linha de toda a regra, que não deixam em nada a desejar ao telefone da Apple nas principais características.

De cabeça, vale a pena citar os principais concorrentes do iPhone neste momento, já que todos são muito similares no preço sugerido e nas características técnicas:

Ou seja, o usuário pode encontrar nas alternativas com o sistema Android uma gama mais ampla de opções de smartphones para diferentes orçamentos e necessidades.

É possível encontrar um smartphone que vai oferecer tudo o que você precisa por um preço mais acessível que o iPhone. Em alguns casos, com um valor muito menor, mas entregando uma elevada qualidade.

 

Detalhes sobre as alternativas ao iPhone

Vale a pena mencionar algumas das principais características técnicas de alguns dos modelos mencionados:

  • Samsung Galaxy S24 Ultra: Câmera principal de 200MP, tela AMOLED de 120Hz, processador Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy.
  • Google Pixel 8 Pro: Processador Tensor 3, software Pixel Camera aprimorado, tradução instantânea em tempo real via Inteligência Artificial
  • OPPO Find X5 Pro: Design premium, carregamento rápido SuperVOOC, chip MariSilicon X para processamento de imagem.
  • Xiaomi 14: Tela AMOLED LTPO 2.0, Snapdragon 8 Gen 3, carregamento sem fio de 120W.

 

Por fim…

O usuário que pensa em comprar um iPhone neste momento está em um cenário complicado.

Por um lado, comprar qualquer modelo da série iPhone 15 neste momento é sinônimo de jogar dinheiro fora, pois o iPhone 16 será anunciado em menos de seis meses.

Por outro lado, o iPhone 16 pode ter um preço ainda mais alto que os modelos anteriores, o que pode tornar o investimento no novo modelo algo inviável para alguns usuários.

No meio do caminho, tem o projeto do iPhone dobrável que está cercado de incertezas, e os demais setores da Apple não estão rentabilizando tão bem quanto o esperado.

É mais do que recomendável esperar para ver como a Apple vai se comportar em relação à sua estratégia de comercialização do iPhone e, principalmente, pelo anúncio da nova família de smartphones, algo que deve acontecer em setembro de 2024.

Não ser ansioso pode resultar em uma interessante economia a médio e longo prazos, além de uma compra mais racional e com a melhor relação custo-benefício possível.

Fica a dica.


Compartilhe