O “modo seguro” do Android System WebView | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

O “modo seguro” do Android System WebView

Compartilhe

Não faz muito tempo que muitos usuários de smartphones descobriram a importância do Android System WebView em suas vidas.

Mesmo sem saber para o que ele servia, todos nós conhecemos as consequências de sua ausência ou mau funcionamento no telefone: aplicativos fechando o tempo todo e “do nada”.

Depois de muitas reclamações por parte dos usuários, o Google aparentemente resolveu o problema, e decidiu nos atualizar com algumas informações relevantes sobre o assunto. Inclusive reforçar a forma mais simples para resolver esta anormalidade.

Como a nossa audiência é rotativa, entendo que vale a pena gastar alguns minutos voltando neste tema.

 

 

 

Com a palavra, o Google

O time responsável por essa parte do Android no Google falou sobre o assunto recentemente.

Segundo a gigante de Mountain View, a raiz do problema está na “tecnologia de configuração e experimentação do Chrome e WebView”. Traduzindo: esse recurso afetou a capacidade dos aplicativos em mostrar de forma correta os conteúdos originários da web.

Vários aplicativos instalados no seu smartphone são, na verdade, intermediários para as versões web dos seus sites.

Ou seja, no lugar de operarem de forma independente e com código próprio, parte desse código é apenas uma solução que exibe os conteúdos web via Google Chrome.

Ou seja, se o Android System WebView falha, esses aplicativos falham junto. Automaticamente.

O Google reforça no comunicado que, de forma oficial, o problema foi resolvido:

 

“A solução exigia a distribuição de binários atualizados para Chrome e WebView; Esses novos lançamentos foram disponibilizados para distribuição por meio do Google Play para atualizações automáticas e manuais. Uma nova atualização do WebView foi disponibilizada um dia depois que os problemas foram relatados.”

 

Mas isso não quer dizer que a falha não vai mais atormentar as nossas noites tranquilas de sono, certo?

 

 

 

A solução para que isso não volte a acontecer

O Google quer passar a garantia que o pesadelo ocorrido em 23 de março de 2021 não vai se repetir. Por isso, está implementando medidas para mitigar futuros erros com os aplicativos que, de alguma forma, estão relacionados com o Android System WebView.

Entre as novidades, temos melhorias nas políticas de implementação, a aceleração das atualizações do Android System WebView e do Google Chrome na Play Store, e a implementação de um modo seguro no WebView.

Este último item é o segredo para evitar as falhas, já que a ferramenta vai permitir que, de forma automática, ela volte a um estado de funcionamento pleno em caso de problemas, devolvendo ao programa a sua versão anterior e estável.

E essa é a solução oficial proposta pelo time de desenvolvimento do Android. De forma mais específica, quem preparou essa solução foi o time do Google Workspace, e mesmo que ainda não esteja implementada, deve resolver o problema no futuro, melhorando o funcionamento do sistema operacional.

Obviamente, vários outros fatores podem determinar o fechamento repentino de um aplicativo, como incompatibilidades de software (por exemplo).

Por isso, a medida tomada pelo Google só vai resolver os problemas diretamente relacionados com o Android System WebView, de modo que vamos ter que nos virar com as outras falhas entregues pelo sistema operacional líder no mercado mobile.

 

 

Via Android Authority


Compartilhe