Setembro sempre vem. E a cada novo setembro, vem o sol de primavera, vem a NFL e vem uma nova família do iPhone para os Apple Fanboys ovularem, ao mesmo tempo que os cartões de crédito choram.
Se você é milionário no Brasil e está com o saldo do cartão em dia, comprar um novo iPhone não é um problema na sua vida. Mas preparar o atual iPhone que você vai vender para alguém pode ser um problema enorme no futuro se você não preparou o dispositivo para se livrar dele de forma adequada.
Eu sei que já fiz esse conteúdo no blog, mas não de forma tão clara e bem humorada. Por isso, vou compartilhar neste artigo as três coisas que você jamais deve deixar de fazer antes de vender o seu atual iPhone.
O mais importante: elimine TODOS os seus dados
Antes de vender o seu iPhone para comprar um novo, faça uma cópia de segurança do seu atual smartphone da Apple e de todos os dados que estão armazenados nele. Esse é o passo mais importante desse processo, e o que pode evitar que os seus nudes acabem nas mãos da Valentina, que tem apenas 9 anos de idade.
Contatos, fotos, senhas, vídeos, dados bancários, documentos, senhas e vários outros dados que você não quer perder. Tudo isso deve ser salvo com segurança na sua conta do iCloud para que essas informações possam ser recuperadas no novo iPhone ou em outro dispositivo em caso de problemas mais sérios.
Para realizar uma cópia de segurança dos dados armazenados no seu iPhone, faça o seguinte:
- Conecte o seu iPhone em uma rede Wi-Fi.
- Vá para as configurações do celular, clique no seu nome na parte superior e toque em iCloud.
- Toque em ‘Backup do iCloud’.
- Clique em ‘Fazer backup agora’.
Durante o procedimento, a conexão WiFi precisa ficar estável, ou você pode ter problemas na hora de recuperar os seus dados. E certifique-se que o seu iCloud tem espaço suficiente para armazenar tudo o que você tem salvo no seu iPhone atual.
Limpe por completo o iPhone
É uma questão de bom senso entregar o seu antigo iPhone completamente limpo para o novo proprietário.
Tal atitude não só vai ajudar a vender o telefone mais rápido, como também vai deixar uma ótima impressão para o comprador, que não vai desistir da compra do seu produto por achar que você é um porco só de olhar para a cara do seu smartphone.
Então, dedique algum tempo para remover todo e qualquer tipo de sujeira do seu antigo smartphone. Procure ser o mais meticuloso e detalhista possível no procedimento, higienizando inclusive os botões de volume e liga/desliga.
Também vale a pena trocar a película de tela do telefone. Em alguns casos, investir R$ 100 a mais pode resultar em um lucro de R$ 500 no valor final de venda.
Pense nisso.
Não deixe rastros do seu Apple ID
O Apple ID é a sua credencial para praticamente qualquer coisa que você faz nos serviços da Apple no iPhone. Senhas, dados de aplicativos e várias outras ferramentas estão atreladas à esse registro, incluindo a coleta de dados pessoais.
Logo, a última coisa que você quer é que esse Apple ID caia nas mãos de desconhecidos. Por isso, veja a seguir o que você deve fazer para desativar o Apple ID do iPhone que você está vendendo:
- Vá para o menu Configurações e depois disso, toque no seu nome.
- Role para baixo e toque em ‘Sair’.
- Digite sua senha do Apple ID e toque em Desativar.
Com isso, o Apple ID será removido por completo do iPhone, que pode ser entregue sem maiores problemas para o novo proprietário do produto.