Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Não compre esses modelos do iPhone de jeito nenhum, por causa do iOS 17

Não compre esses modelos do iPhone de jeito nenhum, por causa do iOS 17

Compartilhe

A Apple apresentou o iOS 17, e muitos usuários já estão se movimentando para receber a nova versão do sistema operacional para o iPhone.

Bom, quero dizer… tem um grupo que está com o coração na mão, pois o novo software não será compatível com alguns modelos mais antigos do telefone da Apple. Algo que é mais do que normal, considerando o avanço da tecnologia como um todo.

Nesse artigo, eu quero ajudar os mais leigos, evitando que essas pessoas sejam enganadas por pessoas sem escrúpulos. Vou mostrar quais são os modelos do iPhone que você não deve comprar de jeito nenhum em função do iOS 17, e quais alternativas ainda podem merecer o seu dinheiro, mesmo depois de alguns anos de lançamento.

 

A Apple merece aplausos por sua política de atualizações

De acordo com informações disponibilizadas no site da Apple, os produtos são considerados obsoletos quando a empresa para de distribuí-los para venda há mais de 7 anos.

Isso significa que os proprietários de iPhones que foram descontinuados há 7 anos ou mais não terão mais suporte de hardware por parte da empresa. Caso esses aparelhos apresentem algum problema ou precisem de reparo, os usuários ficarão sem opções de assistência.

Uma das grandes vantagens da Apple sempre foi o suporte contínuo oferecido aos seus dispositivos mais antigos, em comparação com a concorrência. No entanto, com o avanço da tecnologia e a demanda por inovações constantes, até mesmo a gigante de Cupertino precisa estabelecer limites.

Modelos como o iPhone SE e o iPhone 6s originais conseguiram se manter atualizados por 7 anos, recebendo atualizações de software ao longo desse período. Já os aparelhos mais recentes estão atingindo um limite de suporte entre 5 e 6 anos.

Esse ainda é um suporte muito mais completo do que aquele oferecido pela grande maioria dos fabricantes de smartphones Android. A Samsung, que é a mais eficiente neste aspecto, garante quatro anos de atualizações de sistema operacional, e cinco anos de correções de segurança.

E isso, porque não vou dissertar muito sobre as marcas que abraçam com força a famigerada “obsolescência programada” (cof, cof… Motorola… cof, cof…).

 

Não compre esses modelos de iPhone de jeito nenhum

Nesse cenário, é hora de se despedir do iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X, que foram lançados originalmente no outono de 2017 com o iOS 11 e estiveram disponíveis no mercado por pelo menos 5 anos, recebendo 5 atualizações de software até o iOS 16. Esses modelos não serão agraciados com o iOS 17, encerrando oficialmente o seu ciclo de vida e caindo no limbo tecnológico.

Considerando tudo o que foi dito até aqui, se você está com um iPhone 8 desde o ano do seu lançamento, chegou mesmo a hora de procurar um novo telefone da Apple, até mesmo para vivenciar uma nova experiência de uso.

Ou quem sabe recorrer ao iPhone SE de terceira geração, só para não perder o botão Home. Sério, alguns usuários mais veteranos vão optar por esse modelo porque vão sentir dificuldades em usar um telefone que só tem tela na parte frontal.

 

Esses modelos veteranos do iPhone ainda estão vivos

Alguns modelos do iPhone que muitos consideraram como mortos e enterrados serão atualizados para o iOS 17, e até podem valer a pena para um eventual investimento por aqueles que não contam com tanta grana assim no bolso, mesmo que esses modelos não entreguem, todas as funcionalidades disponíveis na nova versão do sistema operacional.

O iPhone XS, XS Max e XR, lançados posteriormente ao iPhone 8, são agora os dispositivos mais antigos que ainda receberão a atualização para o iOS 17, garantindo algum alívio aos usuários que não desejam trocar seus aparelhos tão cedo.

 

Lista de modelos do iPhone compatíveis com o iOS 17

  •     iPhone XS e XS Max
  •     iPhone XR
  •     iPhone 11
  •     iPhone 11 Pro e Pro Max
  •     iPhone 12 e 12 mini
  •     iPhone 12 Pro e Pro Max
  •     iPhone 13 e 13 mini
  •     iPhone 13 Pro e Pro Max
  •     iPhone 14 e iPhone 14 Plus
  •     iPhone 14 Pro e Pro Max
  •     iPhone SE (2ª e 3ª geração)

 

Conclusão

Diante dessas mudanças, é importante considerar a possibilidade de adquirir um novo iPhone, sobretudo para garantir a segurança dos seus dados. O uso de versões mais antigas do software pode representar um risco enorme e desnecessário, já que hackers podem explorar vulnerabilidades conhecidas e comprometer a sua privacidade.

Além disso, a falta de atualizações de software implica em uma experiência limitada em relação às novas funcionalidades e melhorias disponibilizadas pela Apple, mesmo que o iOS 17 não entregue tantas mudanças quanto a gigante de Cupertino dá a entender.


Compartilhe