Tanto o Motorola Moto G5s como o Motorola Moto G5s Plus são modelos lançados em 2017, mas quase um ano depois ainda despertam o interesse do consumidor brasileiro.

Mas tem muita gente confusa por aí, e não consegue compreender as diferenças entre os dois modelos. E, acredite: vão além do tamanho de tela.

Nesse post, vou tentar resumir as principais diferenças entre os dois modelos. Da forma mais mastigada possível.

Esteticamente, os dois modelos são muito parecidos, com corpo em metal unibody com cantos arredondados. A saída de áudio na parte inferior deixa o som dos dois modelos mais alto do que no Moto G5 e Moto G5 Plus (sem S).

A câmera traseira com esse calombo dispensa comentários da minha parte.

Na tela, o Moto G5s Plus recebe 5.5 polegadas (Full HD), enquanto que o Moto G5s fica com uma tela de 5.2 polegadas (Full HD). O modelo maior vem com TV digital Full-Seg, mas os dois modelos contam com proteção Gorilla Glass 3.

No desempenho, mais diferenças.

O Moto G5s possui um processador Qualcomm Snapdragon 430 octa-core de 1.4 GHz e 2 GB de RAM, enquanto que o Moto G5s Plus recebe um processador Qualcomm Snapdragon 625 octa-core de 2 GHz, com 3 GB de RAM. Os dois modelos recebem um armazenamento interno de 32 GB, expansíveis via microSD (híbrido, infelizmente) de até 128 GB.

Os dois modelos dão conta do recado nas tarefas mais básicas, mas obviamente o Moto G5s Plus vai além, com um desempenho mais fluído e excelente autonomia de bateria.

Nas câmeras, mais diferenças.

O Moto G5s possui sensores de 16 MP (f/2.0) e 5 MP (f/2.0), enquanto que o Moto G5s Plus conta com um sensor duplo traseiro de 13MP + 13MP (f/2.0) e um sensor frontal de 8 MP (f/2.0). Os dois modelos recebem flash frontal, mas para quem quer o modo bokeh (desfoque no fundo), o modelo Plus é a sua pedida.

Os dois modelos contam com bateria de 3.000 mAh, com modo de recarga rápida via carregador TurboPower (6 horas de uso com apenas 15 minutos de recarga). Os dois modelos prometem pelo menos um dia de uso.

Qual dos dois comprar?

Se você não tem um uso intenso do smartphone e quer apenas um telefone que funciona bem nas tarefas mais básicas, o Moto G5s é a sua escolha. Ele dá conta do recado, oferecendo uma boa autonomia de bateria e custando menos.

Se você quer um dispositivo um pouco melhor para rodar jogos e usar vários aplicativos ao mesmo tempo, além de uma experiência fotográfica um pouco melhor, o Moto G5s Plus é a melhor escolha.