A Microsoft anunciou oficialmente o Surface Pro com LTE Advanced, mantendo as mesmas características do último conversível apresentado, mas agora com um modem LTE-A Cat 9 (até 450 Mbps), com suporte para 20 bandas de frequência.

As demais especificações do Surface Pro estão mantidas, e os modelos com processador Core i7-7660U são os que recebem o novo modem. A Microsoft não revelou preços do novo conversível, mas sabemos que a versão chega primeiro para os clientes empresariais em dezembro de 2017.

Para alcançar essa opção, a Microsoft integrou um chip Qualcomm Snapdragon X16, que ocupava o espaço de um ventilador dos modelos com Core i7. Será interessante ver qual é o impacto desse modem na autonomia de bateria desses equipamentos, e responde uma pergunta que durou meses: o Snapdragon 835 não vai gerenciar os equipamentos com LTE.

Não devemo nos preocupar muito com isso, pois em breve serão apresentados esses conversíveis baseadas no 835, que provavelmente também contarão com LTE/4G. Só então saberemos com o Windows 10 e os aplicativos x86 em um processador ARM. Esse pode ser um passo importante da Microsoft no terreno de mobilidade, principalmente olhando para o futuro.