Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Meu smartphone Android está reiniciando sem parar: o que eu faço?

Meu smartphone Android está reiniciando sem parar: o que eu faço?

Compartilhe

Eu tenho certeza de que alguns dos leitores do blog já passaram por isso.

Um belo dia, o seu caro smartphone começa a reiniciar de forma completamente aleatória e descontrolada, e não há nada que você possa fazer de forma imediata para resolver o problema. E você não faz a menor ideia do que está acontecendo.

Você não fez nada para promover esse efeito anormal, ou eventualmente foi vítima da compra de um smartphone de segunda mão, e só depois do pagamento descobriu que comprou um pacote de problemas para a sua vida.

Como eu sou seu amigo e espero que você me dê churrasco no futuro, vou mostrar algumas dicas que podem ajudar a solucionar o problema do smartphone que está reiniciando o tempo todo.

 

Faça isso para tentar solucionar o problema

Primeiro, pense se você não instalou recentemente um novo aplicativo no seu smartphone. Ele pode ser o responsável por causar algum conflito mais sério com alguma função do telefone ou, nos piores casos, instalar um vírus no seu telefone.

Outro motivo para o problema é se você instalou uma atualização de algum app ou do próprio Android de forma indevida ou incorreta. Também vale a pena monitorar o espaço de armazenamento do dispositivo. Se você está no limite de espaço livre, o telefone pode reiniciar de forma aleatória.

Se tiver atualizações pendentes no smartphone, essa é a hora de fazer. Mas tome cuidado com esse update, pois se ele for suspenso por falta de internet ou por uma bateria que esgotou sua energia, os problemas podem ser ainda maiores.

Se você tiver alguma chance, realize o procedimento de recuperação do smartphone para o estado de fábrica. Em muitos casos, isso soluciona o problema, pois elimina os tais aplicativos que estão causando conflito com o sistema operacional.

Outro motivo para as reinicializações aleatórias está nas elevadas temperaturas durante o funcionamento. Se o telefone detecta que está com superaquecimento nos componentes internos, ele pode reiniciar o dispositivo para evitar que tudo comece a fritar lá dentro. Nesses casos, tente retirar o case ou até mesmo desligar por completo o smartphone para deixar tudo mais fresco.

Entrar no Modo Seguro para iniciar o smartphone com as funções mais básicas também pode ajudar, pois dessa forma é possível confirmar que algum aplicativo ou recurso está atrapalhando a sua vida nesse nível.

Se for confirmada a anormalidade, comece a remover aplicativos suspeitos e desnecessários, ou entre no modo recovery para restaurar o telefone para os padrões de fábrica.

Lembrando sempre que você terá que lidar com a própria reinicialização aleatória em cada solução que mencionei até aqui. Seu telefone pode desligar repentinamente a qualquer momento, e tudo pode ficar pior do que já está se isso acontecer.

 

E se nada der certo?

Se você tentou tudo até agora e o seu smartphone segue se comportando como um descontrolado, é bem provável que o seu telefone tem um problema mais sério que só pode ser resolvido em um técnico de bancada ou assistência técnica autorizada, principalmente se o dispositivo estiver no seu período de garantia de fábrica.

Você pode tentar resolver o problema por conta própria, tentando abrir o telefone e identificando se não existe alguma peça danificada ou que precisa de substituição. Mas não me responsabilizo por eventuais estragos caso você não saiba exatamente o que está fazendo com essas pinças e chaves de fenda guardados na gaveta da sua mesa de trabalho.


Compartilhe