Linux para smartphones: existe vida além do Android e iOS? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Linux para smartphones: existe vida além do Android e iOS? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | Linux para smartphones: existe vida além do Android e iOS?

Linux para smartphones: existe vida além do Android e iOS?

Compartilhe

O Linux deveria ser uma alternativa factível ao duopólio do iOS e Android, além de ser uma solução para vários dispositivos abandonados pelos fabricantes seguirem funcionando.

Muitos se questionam se o Linux poderia ir além do Android no mercado mobile. No passado, iniciativas como o Firefox OS, Tizen OS, Ubuntu, Sailfish o webOS prometiam ser competidores de respeito. Porém, o cenário atual é bem diferente: nenhum deles conseguiu sobreviver no mercado. Ou foram cancelados ou hoje servem para outros usos minoritários.

Hoje, o Android arrasa com 85% do mercado, contra 15% do iOS . Os demais contam com cotas residuais, e o Windows Phone/Mobile está morto e enterrado.

 

 

Existe um Linux para smartphones alternativos?

 

 

O fato de não haver um sistema que os fabricantes possam utilizar como alternativa em massa não quer dizer que o usuário só pode utilizar o Android e o iOS. Existe um punhado de sistemas baseados em Linux que podem ser instalados, mas que não são conhecidos pelo grande público. Só os entusiastas que querem testar outras coisas conhecem essas versões alternativas.

A interessante iniciativa Can My Phone Run Linux? chega ao resgate, oferecendo uma base de dados de mais de 200 dispositivos que (oficiosamente) podem executar essas versões alternativas do Linux. Basta acessar o site, digitar o modelo que você quer ressuscitar e descobrir se ele é compatível com as versões que atualmente oferecem suporte para esse dispositivo em específico, como o LineageOS, Ubuntu Touch postmarketOS ou Maemo Leste.

 

 

O site promete ir além adicionando suporte para mais dispositivos e melhorando a interface geral e os arquivos para cada um dos dispositivos. A página é meramente informativa, mas tenta dar visibilidade às alternativas disponíveis, sendo assim de muita ajuda para quem está procurando esse tipo de soluções.

Seu uso passa pela técnica de instalação de ROMs personalizadas, em um processo que não é dos mais simples para o grande público, mas entrega bons resultados e, levando em conta a estratégia comercial de alguns fabricantes, esta é, em muitos casos, a única opção para não deixar o seu smartphone obsoleto pelo software, ampliando a vida útil do hardware.


Compartilhe