Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | iPadOS 17: agora dá para abandonar o PC?

iPadOS 17: agora dá para abandonar o PC?

Compartilhe

No ano de 2023, a Apple parece determinada a fazer com que o iPad dê passos decisivos em direção ao objetivo de se tornar um substituto do computador. Desde o icônico anúncio de “O que é um computador?” em 2016, a empresa tem buscado essa transformação.

Pois bem, a Apple apresentou na WWDC 2023 o iPadOS 17, nova versão do seu sistema operacional voltado para o iPad, onde um dos seus principais pontos de destaque é a chegada do tão esperado Final Cut.

Mas essa não é a única grande novidade do iPadOS 17. Outras inovações foram apresentadas pela Apple, e neste artigo compilamos todas essas mudanças que a nova versão oferece.

 

Widgets que agora fazem sentido no iPad

Uma das novidades mais esperadas (além do Final Cut, obviamente) é a melhoria dos widgets no iPad. Embora já os utilizemos há anos, a implementação no iPad era diferente da que tínhamos no iPhone.

Antes, ao tocar em um widget no iPad, o aplicativo correspondente era aberto. Agora, finalmente, essa situação muda e os widgets no iPad se tornam interativos.

Isso significa que, por exemplo, em uma lista de tarefas, ao tocar em uma delas, ela será marcada como concluída, mas a aplicação correspondente não será aberta. Esse é um avanço importante para valorizar a tela grande do tablet.

Outra função aprimorada é a tela de bloqueio do iPad.

Desde que o iOS 16 “reinventou” essa área com o modo de tela sempre ligada nos iPhone 14 Pro, a tela de bloqueio do iPad havia ficado para trás. Agora, poderemos exibir outras informações na tela de bloqueio, como fundos de tela com efeitos elegantes, mostrando hora e temperatura integrados de forma atraente.

 

Live activities para aproveitar a tela grande

Além disso, o iPadOS 17 introduz as “live activities”, uma espécie de pop-up ou “picture in picture” que permite acessar informações “minimizadas” de aplicativos em segundo plano. Por exemplo, poderemos ver o resultado de um jogo ou a distância em que está o Uber que pedimos.

 

O app de Saúde com todos os nossos dados

O tão esperado aplicativo de Saúde finalmente chega ao iPad, oferecendo a possibilidade de visualizar todos os nossos dados de saúde em uma única tela, aproveitando a maior diagonal de tela do tablet.

isso deve ser bem útil para os usuários e, principalmente, para os profissionais de saúde que já utilizam o iPad para as tarefas em clínicas e hospitais.

 

Uma edição de PDF mais simples

Uma novidade que realmente pode mudar a forma como trabalhamos no iPad é o novo editor de PDF, que identifica automaticamente as alterações em um documento desse tipo para facilitar a edição dos campos. Além disso, se tivermos uma assinatura salva, ela será sugerida para uso rápido.

Também será possível integrar PDFs ao aplicativo de notas para escrever comentários, e a capacidade nativa de edição de PDF com um parceiro pode transformar a forma como trabalhamos e estudamos.

 

Outras melhorias do iPadOS 17

Além das características mencionadas, o iPadOS 17 traz melhorias como mapas offline, suporte a câmeras externas, aprimoramentos no texto preditivo e facilidade na criação de adesivos usando o sistema de recorte nativo.

Embora não seja tão comum usar o iPad para navegação, os mapas também receberão uma atualização, permitindo que eles sejam baixados antecipadamente para serem consultados offline, mesmo sem cobertura de rede ou acesso ao Wi-Fi.

 

Quando o iPadOS 17 vai chegar ao seu iPad?

A data exata de lançamento do iPadOS 17 ainda não foi confirmada pela Apple, mas espera-se que a atualização esteja disponível no outono (do hemisfério norte). A beta pública estará disponível em julho, e os desenvolvedores já podem começar a experimentar as novas funções em todos os dispositivos.

Com o iPadOS 17, a Apple dá mais um passo em direção ao objetivo de transformar o iPad em um verdadeiro substituto do computador, oferecendo aos usuários recursos avançados, melhorias na experiência de uso e maior produtividade.

Se isso realmente vai acontecer, não dá para saber. Ou melhor, muito provavelmente não será dessa forma, pois a Apple faz questão de manter iPadOS e macOS bem separados. Até mesmo para que iPad não canibalize o mercado do MacBook.

De qualquer forma, o iPad se torna mais e mais inteligente, e para os usuários que não querem adotar a proposta de um notebook tradicional para serem produtivos, ele ao menos tem um iPadOS 17 que o deixa mais versátil para tarefas mais complexas. E certamente muitos usuários com perfil profissional e criativo vão se beneficiar disso.


Compartilhe