TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Google Mapas vs Waze: qual deles gasta menos bateria no smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Google Mapas vs Waze: qual deles gasta menos bateria no smartphone?

Google Mapas vs Waze: qual deles gasta menos bateria no smartphone?

Compartilhe

Qual aplicativo de geolocalização consome menos bateria: Google Mapas ou Waze?

O uso de um aplicativo de mapas é algo obrigatório para qualquer pessoa que se desloca em uma cidade desconhecida. Porém, o medo de ficar sem bateria no smartphone neste cenário é mais do que justificado para validar esse tipo de teste.

Pois bem, alguém decidiu testar de forma minuciosa o consumo de dados e de bateria dos dois principais aplicativos de geolocalização disponíveis no mercado, entregando uma resposta em detalhes para quem sempre se preocupou com isso.

 

Antes das respostas, uma breve reflexão

Eu me lembro muito bem dos dias em que usar um app de GPS ou de geolocalização era sinônimo de drenagem rápida da bateria. Hoje, graças a otimizações de hardware e software, essa realidade mudou, felizmente.

O que não quer dizer que vivemos em um mundo perfeito. O consumo de bateria no uso de aplicativos Google Maps e Waze é algo inevitável, com um consumo energético consideravelmente mais alto do que gostaríamos.

Não só o GPS fica funcionando o tempo todo, mas os dados são trocados o tempo todo, a tela fica ativa constantemente e o acesso à internet móvel também entram na equação do elevado consumo energético.

Num passado não muito distante, a ideia de completar uma viagem sem recarregar o smartphone durante o uso do GPS parecia utópica. Hoje, mesmo com as melhorias substanciais (das quais agradecemos muito), a dúvida persiste: qual destes aplicativos consome menos energia?

 

Agora sim, as respostas

Numa análise comparativa com a tela ligada durante uma viagem de carro, os dois aplicativos apresentam um consumo de bateria similar. Não há grandes diferenças perceptíveis entre Google Maps e Waze nesse cenário específico.

No entanto, o estudo da OCU revela que o Waze consome significativamente menos dados, um fator que pode impactar diretamente no consumo de bateria a longo prazo.

Mas esse não é o único parâmetro analisado. O estudo também verificou o consumo de energia dos apps de geolocalização quando a tela está desligada (já que alguns motoristas podem se orientar ouvindo as instruções do GPS), e nesse contexto, o Google Maps se destaca como a opção mais econômica.

Ao contrário do Waze, ele não está constantemente compartilhando a localização com outros usuários. Essa diferença, por menor que seja, influencia na autonomia de bateria, especialmente durante períodos em que o aplicativo não está em uso.

As características sociais do Waze, que se vale da interação entre usuários para melhorar a sua experiência de uso, também têm seu preço na autonomia de bateria. Mesmo quando inativo, o aplicativo consome mais energia justamente por causa do compartilhamento e atualização contínua de informações entre os usuários.

 

O que fazer para melhorar a autonomia de bateria

Como em toda a tecnologia, problemas específicos podem surgir em determinadas versões desses aplicativos.

Alguns usuários podem perceber um consumo excessivo de bateria devido a otimizações inadequadas. Vale ressaltar que, de um modo geral, esses problemas são rapidamente corrigidos por meio de patches e atualizações regulares.

Aqui, é crucial manter esses aplicativos sempre atualizados. A cada nova versão, correções são implementadas e o desempenho tende a melhorar, o que pode inclusive aumentar a autonomia de bateria do dispositivo.

A variação no consumo também está atrelada ao modo de uso de cada pessoa. E recomendável observar o comportamento específico de cada app em consonância com suas demandas individuais. O que pode ser um uso normal para você não necessariamente será para alguém menos exigente.

Para aqueles que buscam maneiras de preservar a bateria do smartphone ao utilizar Google Maps e Waze, algumas dicas podem ajudar. Atualizar o aplicativo regularmente, limpar a memória cache, optar pelo modo escuro, utilizar mapas offline e usar modos de economia de bateria são estratégias bem eficientes para tentar minimizar o consumo energético.

A versão do Android do aplicativo do Waze oferece um modo específico de economia de bateria, atenuando a intensidade da tela em trajetos longos sem mudanças de direção. Tal recurso eventualmente pode ajudar os usuários que estão mais desesperados em manter o telefone funcionando.

Por fim, você pode não ter a resposta exata para a pergunta que dá título para esse artigo, pois tudo está muito mais atrelado ao seu comportamento com o aplicativo de mapas. Mas ao menos já tem uma ideia de qual deles pode ser mais eficiente em um ou outro aspecto.

A partir de agora, faça os testes e ajuste o seu comportamento à necessidade de manter o telefone funcionando durante toda a viagem.

Boa sorte!


Compartilhe