TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Esta é a próxima pandemia que a humanidade terá que enfrentar em até 20 anos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Esta é a próxima pandemia que a humanidade terá que enfrentar em até 20 anos

Esta é a próxima pandemia que a humanidade terá que enfrentar em até 20 anos

Compartilhe

A humanidade passou recentemente pela maior crise sanitária dos últimos 100 anos. Essa não foi a primeira (obviamente), já que existe um histórico de grandes enfermidades globais. A má notícia é que não será a última pandemia de vírus respiratório que vamos enfrentar.

É claro que temos que nos preocupar com o que está por vir, e tomar providências desde já para se prevenir para algo que é considerado inevitável pelos especialistas.

Pensando nisso, o Daily Mail entrevistou três virólogos, sendo eles o Dr. Leonard Mermel, o Dr. Martin Hirsch e o Dr. Elmer Gray, que foram questionados sobre previsões de uma próxima pandemia.

 

Essas são as possibilidades

Os especialistas preveem uma futura pandemia para os próximos anos (infelizmente), sendo mencionadas como as possibilidades mais plausíveis a influenza aviária, a gripe aviária e possivelmente um novo coronavírus.

A gripe aviária normalmente afeta apenas as aves, mas pode eventualmente promover uma migração para mamíferos, incluindo os humanos, através de gotículas respiratórias entre os seres. Algo que já aconteceu antes, e é de difícil controle.

Um novo vírus quimérico pode surgir através do processo da interação genética entre o vírus da ave e do ser humano. A combinação das duas enfermidades pode resultar em uma terceira, que é inédita e que o nosso organismo não terá a informação biológica adequada para se defender dele.

A próxima pandemia poderia ter uma taxa de mortalidade entre 30% a 40%, superando a pandemia atual de COVID-19. Ou seja, será ainda mais drástica do que a anterior.

E desde já, eu digo: apenas a vacina pode salvar vidas, e não o ozônio aplicado no orifício anal (sério… como chegamos neste ponto?).

 

Onde a próxima pandemia vai começar?

Dr. Mermel sugere que a próxima pandemia pode surgir na China, especialmente devido às condições de avicultura local. É de conhecimento público que as condições de comercialização de aves no país estão bem longe de serem as ideais.

Estimativas indicam que a gripe aviária pode causar uma pandemia nos próximos 10 a 20 anos, com casos prévios em países como Camboja, Vietnã e China.

Já o Dr. Hirsch considera que a próxima pandemia pode ser causada por influenza aviária ou um novo coronavírus, possivelmente originados de animais intermediários. Ele destaca possibilidade dessa nova crise sanitária global iniciar nos Estados Unidos, Europa ou China, devido às condições inadequadas de criação de animais nesses países.

 

Outras ameaças virais

Os especialistas consultados pelo Daily Mail não descartam a possibilidade de pandemias causadas por vírus como HIV/AIDS, ebola, febre amarela e dengue, mas ressalta que os vírus respiratórios têm maior potencial de propagação global.

O Dr. Gray adverte também sobre a possibilidade de uma pandemia originada por doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos. As temperaturas mais altas em várias regiões do planeta e a globalização são apontadas como fatores que contribuem para o surgimento regular de doenças, especialmente nos Estados Unidos.

Um exemplo claro sobre os impactos da mudança climática nas condições sanitárias são os recentes casos de malária transmitidos localmente por mosquitos em estados como Flórida, Texas e Maryland.

Logo, existe o alerta para a possibilidade real de uma doença totalmente desconhecida, transmitida por mosquitos, causar a próxima pandemia.

E todos os sinais de alerta foram dados. Espero que as autoridades sanitárias de todo o planeta saibam utilizar bem as informações compartilhadas pelos especialistas (e não por curiosos que nunca chegaram perto de uma universidade).


Compartilhe