A terceira geração do Google Chromecast é oficial. O Google Chromecast 3 recebeu pequenas modificações de design, uma resolução maior e compatibilidade com o Google Home, mas manteve o seu preço, o que é algo muito positivo.

O novo modelo mantém praticamente o tamanho e formato da geração anterior, em duas cores (preto mate ou branco). Substitui o logo do Chrome por um simples G do logo da Google. Mantém a porta micro USB e a conexão com a TV continua a ser uma HDMI.

 

 

No seu interior, quase nada mudou. Sua resolução máxima é a 1080p a 60 fps, com o WiFi a 2.4 GHz e 5 GHz, evitando assim interferências com outros dispositivos de sua residência.

 

 

Comandos de voz para o Google Home que se executam no Chromecast

 

 

O Chromecast 3 pode reproduzir conteúdos através de comando de voz para o alto-falante inteligente, que conecta o Google Home com a TV. Tudo é gerenciado pelo app Google Home (iOS, Android), onde podemos gerenciar os dispositivos conectados na casa e o conteúdo reproduzido neles.

O novo modelo não recebeu a conexão Bluetooth para conectar um controle remoto, e tudo continua a ser controlado pelo smartphone. Algo razoável, levando em conta que o conteúdo é reproduzido do telefone ou tablet para a TV, mas esta não é a solução mais cômoda para todos os usuários.

 

 

O Google Chromecast 3 chegou ao mercado norte-americano hoje (9), e tem preço sugerido de US$ 35. Não há previsão de lançamento para outros mercados, mas não deve demorar para desembarcar no Brasil via importadores.

A Google oferece uma opção para a compra do Chromecast 3 com um Google Home Mini ou com o Home Mini e uma câmera Nest, potenciando o uso de dispositivos em uma casa conectada. Desse modo, você pode dar um comando de voz para o Home Mini, que vai executar aquele conteúdo da TV via Chromecast, de forma imediata.