Compartilhe

Já é possível fazer uma análise e remoção de malwares de forma rápida e direta em seu computador, a partir do Google Chrome.

Apesar de ser discutível a função de um navegador procurar por potenciais malwares no sistema operacional, a Google entende que pode ser benéfico para os usuários.

Para acionar o recurso, basta visitar o endereço chrome://settings/cleanup dentro do navegador.

 

 

Aqui, você pode iniciar uma busca no sistema, com a opção de enviar (ou não) os dados coletados para a Google. Na prática, o serviço é fornecido pelo software_reporter_tool.exe da ESET, e que é executado de forma automática periodicamente. Porém, através do link do Chrome, você pode forçar uma verificação manual, sempre e quando necessário.

Tal ferramenta não é tão eficiente quanto outras, e mesmo que diga que não encontrou nada em seu sistema, não é garantia que você não esteja infectado por malwares. Essa versão é orientada a verificar malwares que interferem no funcionamento do navegador, como malwares que exibem publicidade em excesso ou clique automático em anúncios, além de roubo de dados e senhas, instalação de extensões não desejadas e outros.

 

 

Se alguma coisa for encontrada, o usuário pode remover a ameaça, seguindo as instruções. O processo pode implicar na reinicialização do PC.


Compartilhe